O Brasil foi oficialmente eleito como o país-sede da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, prevista para acontecer entre 10 e 21 de novembro de 2025.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (11) durante sessão plenária da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Na mesma reunião, a capital do Azerbaijão, Baku, foi escolhida para sediar a COP29, no ano que vem.
Em nota, o governo brasileiro informou que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou formalmente que a cúpula climática será na cidade de Belém do Pará.
Além disso, ela defendeu “uma construção coletiva de uma matriz energética que o planeta e a humanidade demandam para sua sobrevivência. Uma matriz caracterizada pelo acentuado aumento das fontes renováveis de energia e a simultânea redução da dependência dos combustíveis fósseis”.
Esta “será a primeira vez que a Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, sediará uma COP da UNFCCC”, acrescenta o texto.
A candidatura do Brasil para sediar a COP30 m Belém já havia sido endossada pelo grupo dos Estados da América Latina e do Caribe em maio de 2023.