Florianópolis (SC) – O Time Brasil BRB ganhou novo reforço para o confronto contra a Suécia pelos Qualifiers da Copa Davis, nos dias 2 e 3 de fevereiro, na quadra rápida coberta da Helsingborg Arena, em Helsingborg, na Suécia. João Fonseca foi convocado pelo capitão Jaime Oncins, substituindo Thiago Wild, que pediu dispensa.
“O Wild me falou que sentiu um desconforto no pé e achou melhor não ir para essa Copa Davis”, contou o capitão Jaime Oncins. “Logo em seguida, entrei em contato com o João Fonseca e o seu treinador (Guilherme Teixeira). O João teve um excelente ciclo juvenil, que finalizou no ano passado de uma maneira perfeita. Também começou este ano com um bom resultado no Challenger de Buenos Aires (semifinal). Então acho que é o momento, fico contente de tê-lo no time”, acrescentou.
Aos 17 anos, o carioca fará sua primeira participação no Time Brasil BRB. “Apesar de jovem, ele faz por merecer em estar na equipe pela primeira vez. Ele já teve outras três oportunidades de estar treinando com o time como juvenil e sabe o que precisa para estar na equipe”, afirmou Oncins.
Além de João Fonseca (número 636 do ranking da ATP), completam o Time Brasil BRB: Thiago Monteiro (#120), Felipe Meligeni (#150), Gustavo Heide (#245) e Rafael Matos (59° no ranking de duplas da ATP).
Os Atletas
Thiago Monteiro – Mais experiente da equipe, o cearense está na 13ª convocação para defender o Time Brasil BRB na Copa Davis e conquistou a maior vitória da carreira na última participação, quando venceu o então número 4 do mundo, Holger Rune, contra a Dinamarca fora de casa. Monteiro atualmente ocupa a posição 120ª do ranking da ATP e soma nove títulos ATP Challengers no currículo, além da medalha de bronze na última edição dos Jogos Pan-Americanos.
Felipe Meligeni – Terá sua sétima oportunidade na Copa Davis e chega após disputar, pela primeira vez, a chave principal de um Grand Slam. 150º colocado no ranking da ATP, o paulista conta com três títulos ATP challengers, o último deles no ano passado, na França.
Gustavo Heide – O jovem paulista de 21 anos também faz parte da nova geração do tênis brasileiro e recebe a segunda convocação para o Time Brasil BRB. Atual 245º do mundo, Heide chega na sua melhor fase, após garantir o vice-campeonato do ATP 125 de Bogotá, na Colômbia, e conquistar a medalha de ouro nas duplas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No torneio, ainda alcançou o quarto lugar na chave de simples, após disputa pelo bronze contra Thiago Monteiro.
João Fonseca – Com apenas 17 anos, o carioca vem realizando grandes feitos na carreira e recebe sua primeira oportunidade no Time Brasil BRB. Fonseca encerrou seu ciclo juvenil no ano passado como número 1 do ranking da ITF, além de conquistar o título do US Open Junior. Nesta temporada, já no profissional, ele alcançou sua primeira semifinal e se tornou o primeiro atleta nascido em 2006 a conseguir o feito. Representando o país, João fez história ao conquistar o inédito título da Copa Davis Juvenil, em 2022.
Rafael Matos – Atual 59° no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está na quinta convocação para a Copa Davis. Na carreira, conquistou seis títulos ATP 250 e foi campeão do Australian Open de 2023 nas duplas mistas, ao lado da também brasileira Luisa Stefani.