A Secretaria de Estado de Educação (SED) oferece, nesta semana, uma formação e atualização para 480 dirigentes da Rede Estadual de Ensino de todo o Mato Grosso do Sul. Ministrada no Bloco 8 da Universidade Anhanguera – Uniderp, em Campo Grande, a iniciativa tem como finalidade estimular o uso de informações para melhorar a qualidade do ensino.
Durante três dias de curso, mais de 500 diretores e diretores-adjuntos das escolas estaduais recebem orientações e informações sobre o trabalho e a equipe da Secretaria de Estado de Educação, nas cinco superintendências: Infraestrutura e Apoio Operacional; Administração de Pessoal; Políticas de Educação; Planejamento e Apoio Institucional; e Orçamento, Finanças e Contratos. Entre elas a gestão dos recursos para a alimentação escolar por meio do Sistema Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que desde 2014 é realizada no Estado por meio do sistema Cheff Escolar.
“O PNAE possui diversas normas que devem ser cumpridas pelas escolas e, em algumas situações, torna-se extremamente burocrático, como no caso do processo licitatório. O sistema Cheff Escolar foi desenvolvido para apoiar as escolas no cumprimento dessas normas, automatizando e agilizando a execução e a prestação de contas da escola à Secretaria de Educação”, explica Rafael Gonçalves, desenvolvedor de softwares da empresa DígithoBrasil, responsável pela criação da ferramenta.
O sistema Cheff Escolar automatiza processos do PNAE, como a criação do cardápio para a geração da lista de compras que é utilizada no processo licitatório e o orçamento de preços com referência do PROCON-MS. Além disso, faz o cálculo automático do valor de repasse para cada escola, a validação de notas fiscais, e permite a correção e visualização dos processos.
Ainda de acordo com Rafael Gonçalves, o sistema apoia diretamente com os gestores escolares na execução da alimentação oferecida aos alunos da Rede Estadual de Ensino. “A automatização garante agilidade, promovendo transparência e rapidez não só nas compras em si, mas também prestação de contas”, acrescenta.
Treinamento do Sistema Cheff Escolar
15/01 (sexta-feira): 11:30
15/01 (sexta-feira): 13:30