Estado treina mais de 500 dirigentes de escolas sobre sistema Cheff Escolar

Curso de “Aperfeiçoamento”, que está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Educação, inclui treinamento para utilização do sistema que apoia a distribuição e controle da alimentação escolar na rede pública.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (SED) oferece, nesta semana, uma formação e atualização para 480 dirigentes da Rede Estadual de Ensino de todo o Mato Grosso do Sul. Ministrada no Bloco 8 da Universidade Anhanguera – Uniderp, em Campo Grande, a iniciativa tem como finalidade estimular o uso de informações para melhorar a qualidade do ensino.

Durante três dias de curso, mais de 500 diretores e diretores-adjuntos das escolas estaduais recebem orientações e informações sobre o trabalho e a equipe da Secretaria de Estado de Educação, nas cinco superintendências: Infraestrutura e Apoio Operacional; Administração de Pessoal; Políticas de Educação; Planejamento e Apoio Institucional; e Orçamento, Finanças e Contratos. Entre elas a gestão dos recursos para a alimentação escolar por meio do Sistema Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que desde 2014 é realizada no Estado por meio do sistema Cheff Escolar.

“O PNAE possui diversas normas que devem ser cumpridas pelas escolas e, em algumas situações, torna-se extremamente burocrático, como no caso do processo licitatório. O sistema Cheff Escolar foi desenvolvido para apoiar as escolas no cumprimento dessas normas, automatizando e agilizando a execução e a prestação de contas da escola à Secretaria de Educação”, explica Rafael Gonçalves, desenvolvedor de softwares da empresa DígithoBrasil, responsável pela criação da ferramenta.

O sistema Cheff Escolar automatiza processos do PNAE, como a criação do cardápio para a geração da lista de compras que é utilizada no processo licitatório e o orçamento de preços com referência do PROCON-MS. Além disso, faz o cálculo automático do valor de repasse para cada escola, a validação de notas fiscais, e permite a correção e visualização dos processos.

Ainda de acordo com Rafael Gonçalves, o sistema apoia diretamente com os gestores escolares na execução da alimentação oferecida aos alunos da Rede Estadual de Ensino. “A automatização garante agilidade, promovendo transparência e rapidez não só nas compras em si, mas também prestação de contas”, acrescenta.

Treinamento do Sistema Cheff Escolar

15/01 (sexta-feira): 11:30

15/01 (sexta-feira): 13:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo