O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o potencial de investimentos e comércio dos Países Árabes durante uma sessão extraordinária do Conselho de Representantes da Liga de Estados Árabes, realizada nesta quinta-feira (15) no Cairo, Egito.
“O potencial é imenso em setores como comércio, investimentos, meio-ambiente, ciência e tecnologia, cultura e cooperação para o desenvolvimento”, afirmou Lula.
O presidente ressaltou que o comércio com os países da Liga Árabe passou de US$ 5,4 bilhões em 2003 para US$ 30 bilhões em 2023, e destacou que a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito se tornaram membros do Brics em janeiro.
“Com o reforço do Novo Banco de Desenvolvimento, continuaremos trabalhando para que o Brics continue a ser uma força positiva em um mundo multipolar”.
Lula fez um discurso diante dos representantes dos 22 países da Liga após uma reunião com o presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi.
O líder do Partido dos Trabalhadores escolheu o Egito como destino de sua primeira viagem internacional de 2024. Nesta sexta-feira (16), ele realizará uma visita de Estado à Etiópia, e no sábado (17) participará da cúpula de presidentes da União Africana.
O líder sul-americano aproveitou a visita à Liga Árabe para afirmar que o Brasil, atual presidente temporário do G20, está “priorizando a inclusão social e o combate à fome e à pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável, a transição energética e a reforma das instituições da governança global”.