Novo BYD Tan chega no fim de abril, veja o que muda no SUV Elétrico

Modelo será apresentado à rede da marca no próximo dia 22, com mudanças visuais, de equipamentos, acabamento e bateria

Depois de aparecer diante de vários jornalistas no Porto de Vitória (ES), o novo BYD Tan enfim chegará às lojas no fim deste mês. O SUV Elétrico de sete lugares será apresentado à rede de concessionárias da marca em 22 de abril. Para o público, o lançamento deve ocorrer alguns dias depois.

BYD Tan 2024

BYD Tan 2024 (Foto: Divulgação)

Lançado como linha 2025, o novo BYD Tan deve manter um posicionamento de preço perto de R$ 500 mil, sendo vendido como o modelo mais caro da fabricante chinesa em sua operação no Brasil. O facelift será simples externamente, mas com mudanças importantes no acabamento interno, lista de equipamentos e na capacidade das baterias.

Modelo com facelift já desembarcou no Brasil

Modelo com facelift já desembarcou no Brasil (Foto: Jady Peroni/Autoesporte)

A atualização visual incluirá um novo para-choque dianteiro com grade fechada na parte superior e dotada de apenas uma pequena tomada de ar inferior. Assim, seu desenho ficará mais próximo ao do sedã grande Han, deixando mais claro que se trata de um veículo elétrico e não híbrido. Na traseira, mudanças nos arranjos internos dos LEDs das lanternas, formando “ondas”, ao estilo Dolphin, e nos recortes do para-choque. Novas rodas de liga leve aro 21 compõem as laterais.

Traseira do BYD Tan reestilizado tem lanternas interligadas que acendem

Traseira do BYD Tan reestilizado tem lanternas interligadas que acendem (Foto: Divulgação)

Mecanicamente, o novo Tan deve estrear um sistema de suspensão com amortecedores adaptativos. Na cabine, as mudanças estão restritas aos revestimentos, pois tanto o formato do painel quanto a tela de 15,6 polegadas são os mesmos. Contudo, a central multimídia deve receber atualizações e passar a aceitar Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

BYD Tan mantém a central multimídia giratória que faz sucesso entre os fãs da marca

BYD Tan mantém a central multimídia giratória que faz sucesso entre os fãs da marca (Foto: Jady Peroni/Autoesporte)

Já o conjunto de baterias de íons de lítio do composto LFP (lítio-ferro-fosfato) do tipo Blade, à prova de fogo, terá a capacidade aumentada de 86,4 kWh para 108,8 kWh. Assim, a autonomia do SUV elétrico deve chegar a 400 km na homologação do Inmetro. Atualmente, oferece 309 km oficiais de alcance no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Com isso, a capacidade de recarga também deve aumentar, dos 110 kW atuais para 170 kW em corrente contínua (DC). Com a nova configuração, será possível recuperar a carga do SUV entre 20% a 80% em apenas 30 minutos. Em estações de corrente alternada (AC), a velocidade de carregamento é de 11 kW.

Com o novo pacote de baterias Blade, o novo BYD Tan possui uma tecnologia chamada VL2, que o permite ser utilizado como gerador de energia para uma residência ou galpão em caso de queda da eletricidade. Este recurso está disponível na China e na Europa, mas ainda não foi confirmado para o Brasil.

BYD Tan já está sendo distribuído às concessionárias

BYD Tan já está sendo distribuído às concessionárias (Foto: Jady Peroni/Autoesporte)

Na parte de motorização, o BYD Tan 2025 deve continuar com dois propulsores elétricos, um dianteiro e um traseiro, gerando 517 cv de potência e 69,3 kgfm de torque combinados. Por conta do maior peso das baterias, o 0 a 100 km/h deve subir de 4,6 para 4,9 segundos. Já as dimensões devem seguir em 4,87 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,73 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.

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