Um boato sem responsabilidade, prontamente desmentido pela prefeitura, e pela Defesa Civil deixou os moradores de Rio Verde em pânico nesta sexta-feira (15/01). A informação era de que a represa localizada na acima do Rio Verde, estaria em eminência de se romper, o que levou muitas pessoas a deixarem suas casas, e muitas famílias em pânico.
Neste sábado a Coordenadora da Defesa Civil, Zudeli Santana, esteve na represa, e pode constatar que tudo está seguro, e sem risco de rompimento.
Informações repassadas, dão conta que o Secretário de Estado de Saúde do Estado de MS, Dr. Nélson Tavares, esteve pessoalmente, ontem dia (15), em sua fazenda, fazendo o monitoramento e descartando quaisquer possibilidades de rompimento da represa.
A secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil de Rio Verde responderam que tudo não passa de boato e que o tempo estável deste sábado está ajudando no trabalho de limpeza do município, castigado pelas fortes chuvas dos últimos dias. O prefeito Mário Kruger, já se pronunciou em seu programa de Rádio para tranquilizar a população. Porém, muitos moradores, com medo, estão se sentindo inseguros.
O município de Rio Verde, foi tomado por boatos neste sábado (16) de um possível rompimento de uma barragem e que o suposto acidente poderia causar prejuízos ao município, mas a prefeitura emitiu uma nota esclarecendo que a informação era falsa.
Mas a prefeitura esclarece que “a represa está em plenas condições, não existindo anormalidades que comprometam sua integridade e/ou funcionalidade”.
A Defesa Civil também informou através de nota, que o nível do Rio está sendo monitorado, e que qualquer mudança repentina será imediatamente divulgada nos meios de comunicação do município.
O número de pessoas desalojadas por conta das chuvas que atingiram o município de Rio Verde, desde a semana passada está sendo contabilizado pelos órgãos competentes. De acordo com a coordenação da Defesa Civil do munícipio, 10 famílias estão fora de suas residências, e sendo assistidos pela Prefeitura Municipal.
O Prefeito de Rio Verde, informou que uma força tarefa formada pela Prefeitura Municipal, foi formada para limpar os principais pontos da cidade. “Estamos trabalhando em conjunto para diminuir os estragos e levar apoio para pessoas que estão passando por essa situação” Frisou o Prefeito Mário Kruger.
Sujeira, entulhos e muita lama
Destruição e caos muito caos. Foi assim que a secretária de Assistência Social Dinalvinha Viana, definiu a situação atual da cidade. “Casas derrubadas pela força da água, muita sujeira, lama, entulhos, móveis destruídos é o cenário que deparamos quando andamos pelas margens do rio verde.