O novo Santa Fe é mais um dos modelos nos planos da Hyundai para o Brasil, após a fabricante assumir as operações de importação e decidir o que será produzido na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). O SUV de sete lugares foi revelado no ano passado, já na quinta geração, com design quadradão e uma pegada mais futurista. No entanto chegará ao mercado brasileiro apenas em 2025. Ou seja, depois de modelos como Kona, Palisade e Ioniq 5, previstos para 2024.
Velho conhecido dos brasileiros, já que foi vendido por aqui entre 2005 e 2019, o Santa Fe agora tem uma roupagem mais aventureira que lembram os traços do Land Rover Defender. Os faróis de LEDs formam um “H” em referência ao logotipo da marca. Mesma abordagem, aliás, utilizada nas lanternas.
O design do SUV se complementa com para-lamas que se projetam para fora da carroceria, rodas de 21 polegadas com desenho inédito, bem como o nome “Santa Fe” em baixo relevo na tampa do porta-malas. Em termos de medidas, o utilitário tem 4,83 metros de comprimento e 2,81 m de entre-eixos. Ou seja, é maior que um Caoa Chery Tiggo 8, por exemplo.
A proposta visual com linhas mais retas também foi uma das apostas na cabine do Santa Fe. O painel, que também exala as influências da Land Rover, traz um design horizontal das saídas de ventilação e no formato do volante. A central multimídia e o painel de instrumentos são interligados em uma única superfície curvada que abriga as telas de 12,3 polegadas, cada. Ademais, há uma terceira tela destinada apenas para os comandos do ar-condicionado.
O espaço interno promete ser generoso. A segunda e a terceira fileiras de bancos podem ser totalmente rebatidas e proporcionar uma grande capacidade de carga. Com apenas os assentos dianteiros armados, o volume ultrapassa os 2.000 litros.
Nos equipamentos, o novo Santa Fe promete uma lista ampla de recursos de auxílio ao motorista. Há alerta de saída de faixa com correção no volante, controlador de velocidade adaptativo e frenagem de emergência com detecção de pedestres.
No exterior, o Santa Fe está disponível em três motorizações. Uma com motor 2.5 aspirado de quatro cilindros e que entrega 192 cv de potência ou o turbo com 278 cv, sempre com gasolina. A terceira opção é equipada com um conjunto híbrido que une o motor 1.6 turbo de 180 cv a uma unidade elétrica de 47,7 kWh (equivalente a 65 cv). Desta forma, entrega 235 cv e 37 kgfm. Até o momento, a Hyundai não confirmou qual dessas configurações chegará ao mercado brasileiro.