Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, 22ª Semana Nacional de Museus começa no dia 13 de maio

A 22ª. Semana Nacional de Museus acontece entre 13 e 19 de maio de 2024. Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa “, a proposta este ano é levantar uma reflexão sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que, em 2024, são as seguintes metas:

Meta 4: Educação de Qualidade – Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Sede do Museu de Arte Contemporânea (Marco) em Campo Grande (MS) – Foto: Fundação de Cultura

Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para a comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.

Em Mato Grosso do Sul, as ações estão sendo organizadas pelo Sistema Estadual de Museus de MS, que integra a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento aqui no Estado está sendo realizado em parceria com a Sectur, SED e Iphan. A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

No 13 de maio, às 10 horas, ocorrerá o evento de Abertura oficial da 22ª SNM no MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar). Neste evento teremos a Mesa Redonda – “Museus, Educação e Pesquisa – Altas Habilidades e Arte Educação”, com participação de Eliane Fraulob, Gerente Pedagógica do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS) e de Israel Zayed, arte educador, pesquisador e artista visual.

No dia 14 de maio, às 8 horas, será realizada a Oficina “Museus e Patrimônio”, com organização de Cristiane Freire e ministrada por Caciano Lima, para alunos e professores da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, localizada na Rua Marechal Rondon, 451, Bairro Amambaí

No dia 17 de maio, das 14 às 16h30, será realizado o VIII Encontro da Rede de Educadores em Museus de Mato Grosso do Sul – REM/MS. Neste evento teremos a Palestra – “Museus, Educação e Pesquisa – Uma conversa sobre a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e outras experiências da Educação Museal em Mato Grosso do Sul”. Local: Auditório do Museu das Culturas Dom Bosco, na Avenida Afonso Pena, 7000, no Parque das Nações Indígenas.

No 18 de maio, das 16 às 21 horas, acontecerá um grande Sarau, cujo enfoque principal será a celebração do Dia Internacional de Museus, na Praça da Locomotiva, (localizada na Orla Ferroviária, ao lado do MuAU – Museu de Arte Urbana). Para este evento estão sendo programadas intervenções artísticas, música, feira de artesanato e artes visuais, praça de alimentação.

A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural e a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SIEM-MS) organizam e realizam estes três eventos específicos e durante toda a semana (13 a 19 de maio) os Museus e Casas de Memória de todo o Estado de Mato Grosso do Sul que se inscreverem no site do IBRAM realizarão uma programação especial. Em breve serão divulgados os museus inscritos no site do Ibram: https://www.gov.br/museus/pt-br

A coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Cristiane Freire, diz que o intuito maior do evento é sempre promover, divulgar, valorizar e fortalecer os museus ou espaços e casas de memória. “Porque se busca ampliar o público para essas instituições especialmente neste período, mas com um desejo de que a partir desta possibilidade esse público volte quantas vezes ele se sentir tocado, participante desses lugares especiais que são os museus e casas de memória. Também se tem a intenção de integrar diferentes instituições, então abre-se um diálogo entre museus e casas de memória, tem a possibilidade de se realizar programações que perpassem de uma para outra, ações em conjunto. A ideia de fortalecer esses equipamentos culturais proporciona um aumento de visibilidade, também incentiva a realização de novas ações e novos projetos, assim a gente tem a possibilidade de colocar para a sociedade que ainda não conhece os museus das cidades do Estado, que elas possam conhecer, e aquelas que já conhecem, mas que estão há um tempo sem visitar, sem voltar a participar das programações elaboradas, ela começa a retornar. Em Mato Grosso do Sul temos várias instituições que já se inscreveram, montaram suas programações, e o Ibram lança em breve um catálogo que pode ser acessado pelo site para que as pessoas possam acompanhar essa programação e visitar nas diferentes cidades do Estado e aqui em Campo Grande também as ações que vão ser propostas para esta semana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo