O jornalista e escritor Breno Altman, diretor do portal Opera Mundi, estará em Campo Grande nesta segunda-feira (3) para duas atividades de lançamento de seu novo livro, “Contra o Sionismo: Retrato de uma Ideologia Colonial e Racista”, da Editora Alameda.
Às 8h30, Altman participará da aula pública “A Nakba do Século XXI”, na UFMS. O encontro será no Auditório Marçal de Souza Tupã-Y, ao lado do Corredor Central. Já às 19h, haverá um debate na Câmara Municipal de Campo Grande.
O livro de Breno Altman percorre a história da ideologia sionista, que baseia a existência do Estado de Israel. Formulada por Theodor Herzl no século XIX, a proposta sionista era de criação de uma pátria para os judeus, sobretudo da Europa, devido à perseguição que sofriam.
No entanto, o livro de Breno elenca documentos e fatos históricos que evidenciam o caráter supremacista do sionismo, sobretudo por defender a expulsão e eliminação de nativos da Palestina para se apropriar de seus territórios.
Os eventos são organizados pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino em Mato Grosso do Sul (CSPP-MS), em parceria com Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal), Juventude Sanaúd, Diretório Central de Estudantes da UFMS, Centro Acadêmico Lélia González (do curso de História da UFMS), Grupo de Estudos de Política Internacional da UFMS (Gepi-UFMS), Rede Universitária em Solidariedade à Palestina, Centro Brasileiro de
Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz), Adufms, Andes-SN, UJC, PCB, PCdoB, Psol, PSTU e PT.
Trajetória
Breno Altman é um dos principais expoentes da chamada imprensa alternativa no Brasil, ou seja, dos veículos de mídia que não fazem parte de grandes conglomerados. Altman dirige o portal Opera Mundi, voltado à cobertura e à discussão de temas geopolíticos.
Judeu, Altman tem se destacado na defesa da soberania palestina e na denúncia dos crimes de guerra praticados pelo Estado de Israel, atualmente governado pelo extremista de direita Benjamin Netanyahu. Breno é filho do também jornalista Max Altman, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.