Qualidade da pastagem ainda é entrave na pecuária de MS, afirma pesquisador

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Apesar de conhecerem a teoria de que um pasto deve ser tratado como uma lavoura, na prática não funciona desta maneira e os problemas com o solo, qualidade e manejo das pastagens ainda são entraves na pecuária de Mato Grosso do Sul e outros estados. A afirmação do pesquisador da Fundação MS, Alex Marcel Melotto, justifica a participação da pecuária na maior feira de tecnologia do Estado, a Showtec 2016, que nesta edição apresentará além das variedades de capins, três raças de animais tradicionais e o impacto dessas na pecuária de corte.

“Por meio de pesquisas podemos afirmar que há falhas na reposição de nutrientes do solo dedicado à pecuária, e isso é um problema nacional, que impacta diretamente na produção e no mercado da carne”, pontua Melotto. “Apresentar alternativas para desenvolver este cenário está entre os objetivos do Showtec. Com as inovações tecnológicas expostas na feira, o pecuarista passa a ter possibilidades de investimentos que estimulam a produtividade e rentabilidade, tanto porteira a dentro quanto a fora, impactando inclusive no orçamento do consumidor final”, completa o pesquisador e diretor da Fundação MS.

O Showtec 2016 apresentará aos visitantes as raças brangus, nelore e nelore pintado, sendo as duas últimas expostas pela Fazenda 3R, a primeira propriedade a incluir na feira a pecuária. “Há três anos mostramos alternativa genética aos pecuaristas que prezam por produtividade. Neste ano inovamos com o nelore pintado, raça semelhante na capacidade produtiva do nelore tradicional, que se destaca também na beleza racial e é capaz de produzir progênies extremamente eficientes”, destaca Rubens Catenacci, eleito melhor criador de bezerros no país em 2015 pela BeefExpo.

Além da exibição de animais, palestras relacionadas ao Sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (iLPF) serão apresentadas como alternativa de estímulo ao solo, que ocasionará em pastagem nutritiva, com impacto no plantel sul-mato-grossense.

Fonte: Rica Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo