Uma densa neblina encobriu na manhã desta quinta-feira (08) a cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A neblina, no entanto, não foi formada por razões climáticas, mas sim por causa das queimadas e incêndios que atingem a Região do Pantanal.
A frente fria chegou a Região Centro Oeste do país, mas ela não foi suficiente para provocar a neblina na capital sul-mato-grossense. A Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou que a qualidade do ar na Cidade Morena, como também é conhecida a capital, foi classificada como ‘ruim’.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo informaram que hoje houve uma queda de temperaturas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, mas que as mesmas entraram em elevação durante o dia.
No período da tarde, houve chuviscos em vários bairros, sendo que a expectativa era de 5 milímetros de chuva em Campo Grande. Pode ser que durante a noite de hoje e a madrugada de amanhã ocorram pancadas fortes de chuva em algumas áreas da cidade.
O incêndio que atinge o Pantanal já dura três meses, e as chamas continuam se alastrando, destruindo a vegetação, árvores e, sobretudo, animais silvestres. Mais de 1,4 milhões de hectares já foram consumidos pelo fogo, que continua fora de controle.
Nos últimos dias, a fumaça das queimadas e do incêndio atingiu as margens da Rodovia BR-262, fazendo com que a visibilidade ficasse prejudicada. Os motoristas tiveram que redobrar a atenção na estrada e diminuir a velocidade.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, o incêndio está concentrado nas cidades de Aquidauana, Miranda e Corumbá, além da região pantaneira. Algumas fazendas também foram atingidas pelo fogo.
A previsão para essa sexta-feira (09), é de tempo nublado em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuvas entre fraca a moderada, e com temperaturas entre os 8º C (mínima) e os 16º C (máxima).
Com informações do Inmet e do Climatempo