O ex-atleta de judô da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Marcelo da Silva Matos, 34 anos, foi selecionado pelo Comitê Organizador das Olimpíadas – Rio 2016 para trabalhar como oficial técnico de judô, atuando diretamente na logística da competição, que ocorre em agosto, no Rio de Janeiro. Ele participará de 6 a 12 de agosto, quando será disputada a modalidade, e ainda do Evento Teste, que antecede os jogos, nos dias 8 e 9 de março.
“A emoção de participar na organização dos jogos olímpicos, em específico o judô, vem de encontro a um sonho antigo de atleta, e hoje estou tendo a oportunidade de realizar como gestor esportivo”, descreve Matos.
O ex-atleta foi comunicado oficialmente nesta semana pelo presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira, que ressaltou que os critérios de seleção foram a participação de forma exemplar em eventos nacionais nos últimos dois anos, além de apresentar características como responsabilidade e proatividade. Os candidatos deviam ter capacidade técnica e grau de conhecimento específico na realização de grandes eventos condizentes com a importância como uma Olimpíada.
Matos começou a praticar judô aos oito anos, se formou em Educação Física, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no ano de 2005, e competiu até os 24 anos. “Conquistei diversos títulos nacionais e internacionais, dentre eles o vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros em 2002, representando a UCDB. Hoje atuo como gestor esportivo e de eventos em uma escola particular, além de trabalhar com judô desde da iniciação ao alto rendimento no Judô Clube Rocha”, conta.