Será na próxima noite de 08 de outubro, a partir das 19h – no Sesc Teatro Prosa, Rua Anhanduí nº 200, Centro, Campo Grande – o lançamento oficial do livro “ALMAR: Poemas Lusitanos de Rubenio Marcelo na Ótica Ensaística de Ana Maria Bernardelli”, em evento com apoio cultural da Fecomercio MS e Sesc MS. No início do lançamento, haverá uma especial pauta artística aberta ao público com um pocket-show de fados com o conjunto Fado Novo de MS.
Parceria literária: elaborado a quatro mãos, o livro “ALMAR” traz poemas lusitanos inéditos do poeta Rubenio Marcelo – fruto de suas inspirações em cinco viagens recentes a Portugal – e respectivos ensaios da crítica literária Ana Maria Bernardelli, propondo assim um diálogo entre poesia e ensaística e convidando os leitores para também transitar nas linhas e entrelinhas dos versos: proporcionando o esteio da linguagem em face das descobertas metafóricas, simbólicas e históricas contidas nos temáticos poemas e suas potencialidades luso-brasileiras.
O livro: editado pela Life Ed., a obra Almar é um tributo poético/cultural refletindo aspectos relevantes da temática portuguesa e reflexos vivos (culturais, históricos e contemporâneos) dos valores lusitanos tão sempre presentes no seio irmanado das duas nações irmãs: Portugal-Brasil, que possuem em comum muito mais que o mesmo idioma, mas também elos tradicionais no tocante principalmente à cultura, história, costumes. A estrutura da obra edifica uma expressão na confluência de sentimentos dos autores diante de uma cultura de esplendor humanístico, visitada/sentida por Rubenio e sentida/recebida por Bernardelli. Neste livro, as imagens timbradas nos versos temáticos fecundam o extrato transfigurado nos respectivos ensaios.
Pertencentes à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Rubenio Marcelo e Ana Bernardelli assim afirmam acerca desta obra em parceria: ALMAR associa duas vertentes – uma, exercitar a essência e/ou dar “alma” àqueles que se aventurarem a essa viagem que celebra um sonho concretizado; outra, lançar-se “ao mar” num processo figurativo de paronímia que encoraja ir às terras de além-mar, vivenciar a arte e a história – transcendendo a vida, deixando (e captando) pegadas nas terras e mares da cultura lusa. “É um livro novo, escrito em mim há muito tempo…” – Com efeito, esta expressão de Pessoa (dita na déc. 1930) pode também exprimir o nosso natural propósito poético-ensaístico, agora, com a concepção desta obra ALMAR, discutida e acalentada há alguns anos e que agora se concretiza.
O livro possui prefácio da escritora e poeta Raquel Naveira (imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa) e apresentação da escritora e professora Olga Maria Castrillon-Mendes, que pertence à Academia Mato Grossense de Letras (AML).
Os autores:
Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e ensaísta. É membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual é o atual secretário-geral. Possui várias obras publicadas e recentemente lançou “Caminhos: 100 poemas escolhidos de Rubenio Marcelo” (Ed. Life, 2024). O seu livro de poemas “Vias do Infinito Ser” (também lançado em Portugal, na Universidade de Aveiro) foi indicado pela UFMS para os seus Vestibulares no triênio 2021/22/23 e atualmente está indicado ao PASSE UFMS 2024/25. Foi Conselheiro Estadual de Cultura e é um dos vencedores do tradicional concurso literário ‘Noite Nacional da Poesia’. Recentemente, esteve na Argentina, onde a convite integrou o Festival Internacional de Poesia de Parque Chas / Buenos Aires, juntamente com outros poetas de vários países.
Ana Maria Bernardelli é professora, poeta, escritora, revisora, ensaísta e musicista. Possui obra literária solo e organização de coletâneas tanto infantis como para adultos. É membro efetivo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ocupando a Cadeira nº 27. É também membro da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore e do Pen Clube-MS. Especialista em Literatura Brasileira e Literatura e Língua Francesa pela Université de Nancy, França. Ministra assessoria de Produção Textual para professores e Concursos Públicos.