Bomba da Segunda Guerra explode em aeroporto no Japão e voos sofrem atrasos

Uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial explodiu na manhã de terça-feira (1º) no Aeroporto de Miyazag, no Sul do Japão, sem causar vítimas. O aeroporto foi fechado e os voos foram suspensos.

A Bomba explodiu em aeroporto de Miyazaki, no Sul do Japão – Foto: Reprodução/NHK News

Por causa da explosão, todos os pousos e decolagens foram suspensos, sendo que os das aeronaves que se preparavam para pousar, foram orientados a seguir para outros aeroportos.

De acordo com informações das autoridades locais, a bomba estava enterrada e explodiu logo depois que um avião levantou voo. Acredita-se que o artefato explodiu em decorrência do atrito das rodas da aeronave com o solo.

A rede estatal de televisão e rádio do Japão, a NHK, informou que os operadores de voo do aeroporto escutaram a explosão por volta das 08 horas (horário local), e que imediatamente acionaram as equipes de emergência.

O aeroporto foi fechado e funcionários e passageiros tiveram que deixar o local, que foi isolado. Os operadores de voo viram o momento exato da explosão, quando uma densa fumaça negra subiu aos céus da cidade de Miyazag.

Segundo as testemunhas, após a explosão, um avião seguia pela pista, mas o piloto conseguiu decolar, evitando uma tragédia. Momentos antes, outra aeronave, com 93 pessoas a bordo, decolou da mesma pista.

Equipes da polícia e do esquadrão antibombas do Japão foram mobilizadas e enviadas para o aeroporto.

Segundo os policiais japoneses, a bomba pesava 250 kg, e era de origem norte-americana. O artefato foi lançado pelos americanos quando o local ainda era uma base militar. A bomba não explodiu na época, ficando soterrada e intacta por décadas.

A explosão deixou um buraco de aproximadamente 7 metros de comprimento por 1 metro de profundidade em uma das pistas do aeroporto, que ficará interditada por tempo indeterminado.

Explosão deixou cratera em uma das pistas de aeroporto no Japão – Foto: Reprodução/YouTube/Kyodo

Não há registro de vítimas e nenhuma aeronave foi atingida. Ao todo, 80 voos foram afetados diretamente, sofrendo atrasos superiores a 3 horas e, ou simplesmente, foram cancelados.

Fragmentos da bomba foram encontrados em um raio de até 200 metros do local da explosão.

No local funcionava uma base militar do Império Japonês, de onde decolavam os conhecidos aviões Kamikazes, onde os pilotos se lançavam diretamente em direção aos navios norte-americanos, morrendo com o impacto contra as embarcações dos Estados Unidos (EUA).

Assim como na Alemanha, centenas de bombas não detonadas são encontradas soterradas pelas autoridades dos dois países. A maioria dos artefatos explosivos encontrados são desarmados e/ou explodidos no local onde forem encontrados.

Com informações da Agência NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo