O setor de alimentação fora de casa cresce em média 14,7% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação. Profissionalizar-se em Gastronomia pode garantir uma oportunidade de trabalho neste promissor mercado que gera, aproximadamente, 450 mil vagas de emprego por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Para alavancar o segmento, a Uniderp lança neste semestre o primeiro CST em Gastronomia de Campo Grande. O curso tem duração de dois anos e forma tecnólogos para planejar, gerenciar e operacionalizar pratos da culinária, além de atuar em diferentes serviços do segmento.
“Durante as aulas práticas e teóricas, os alunos aprenderão sobre a história dos alimentos, a cozinha de diversos países e a ciência dos ingredientes. Serão capacitados em disciplinas que envolvem preparo de coquetéis e drinques, panificação, confeitaria, carnes, peixes, entre outros alimentos, e também na preparação de eventos e desenvolvimento profissional”, explica o diretor da Uniderp Agrárias, Ivo Busato. O curso ainda contempla conhecimento dos métodos de segurança alimentar, planejamento e produção de cardápio de restaurantes de cozinha nacional e internacional, hotéis, lanchonetes, bufês, empresas e hospitais. Veja as principais áreas de atuação deste profissional:
- Consultoria – assessoria técnica para abertura de restaurantes e para melhorias em estabelecimentos já inaugurados.
- Gestão – administração de negócios do ramo com ações que vão desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.
- Segurança alimentar – realização de vistorias em cozinhas industriais e restaurantes, com vistoria do cumprimento das normativas técnicas.
- Personal chef– atua na preparação de cardápios em residências.
- Chef pâtissier– trabalha em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados, doces e salgados.
- Chefde cozinha – planeja e prepara cardápios de acordo com a cozinha que comanda. Atua em restaurantes comerciais, hospitalares, cantinas, bares e bufês.
Processo seletivo
Para incentivar o ingresso ao ensino superior, a Uniderp realiza, durante todos os sábados de janeiro, o projeto Portas Abertas, uma mobilização para orientar e tirar dúvidas de quem está em busca de formação profissional. Durante o evento, os interessados podem realizar inscrições para vestibular e realizar a prova, que é promovida de hora em hora. A correção e divulgação do resultado da avaliação acontece no mesmo dia, além da efetivação da matrícula.
Confira a relação dos documentos necessários para a realização da matrícula:
- CPF (original e xerox)
- Certidão de Nascimento ou Casamento (original e xerox)
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio
- Comprovante de Residência
- Duas fotos 3X4
- Histórico Escolar do Ensino Médio
- RG (original e xerox).
SERVIÇO
Vestibular Uniderp – Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Local: Uniderp Agrárias
Data: todos os sábados de janeiro
Endereço: Rua Alexandre Herculano, 1.400
Horário: das 9h às 15h
Contato: 67 3348 – 8177 / 8332 / 8198 / 8269
Fonte: S2Publicom