Na maior feira de difusão tecnológica do Estado, a história, tradição e velhos costumes também são atrações do Showtec 2016, em Maracaju (MS). No evento, os cães pastores e uma exposição de máquinas agrícolas antigas, rendem olhares curiosos. São atrações já tradicionais, mas que a cada edição, os novos participantes aprendem um pouco da evolução no campo e sobre como a relação de homens e cães podem colaborar no aumento da produtividade.
A Associação dos Colecionadores de Máquinas Antigas Agrícolas (ASCOMAR) é quem comanda a exposição de máquinas agrícolas antigas. A atração é uma das mais visitadas na feira. O público pode conferir as máquinas agrícolas de diversos anos, que fazem parte do acervo do museu criado por um grupo de amigos colecionadores de maquinários.
Fundada há 12 anos, a associação conta com 30 maquinários exibidos, sendo a máquina a vapor para serraria, a peça mais antiga, fabricada na Alemanha há 118 anos.
Outra atração são os cães pastores. Da raça border collie, os cães podem pastorear gado, ovelhas, patos, galinhas, entre outros animais. Quem traz a experiência é a Associação Centro-Oeste de Pastoreio (Acopas). O uso dos cães tem o diferencial de ser de baixo custo e ainda colabora no aumento da produtividade já que garante o bem-estar dos animais dos animais pastoreados.
Um cão consegue pastorear até 300 ovelhas ou até 100 cabeças de gado, em até mil metros de distância. A raça border collie, criada especificamente para esse trabalho, comum nos países da Inglaterra e Escocia, ainda é pouco explorada no Brasil. Outras raças também podem ser utilizadas no pastoreio de animais, como Marenato, Australian Catte Dog ou Burriler.
Sobre o Showtec
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
O evento é realizado pela Fundação MS e tem como principais promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresas), Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Sicredi e Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
Fonte: Sato Comunicação