O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. As transformações que os setores estão passando, muito por conta da evolução tecnológica, têm sido ponto fundamental no cenário atual – e os trabalhadores estão com outras expectativas em relação às gerações anteriores. O trabalho remoto, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o crescimento e a estabilização na empresa… Tudo isso são elementos que fazem toda a diferença na vida dos colaboradores.
De acordo com uma pesquisa recente da Mckinsey & Company, cerca de 40% dos colaboradores consideram deixar os próprios empregos em um período de três a seis meses; e o principal fator dessa consideração é buscar por melhores condições de trabalho. E isso inclui, é claro, os benefícios corporativos.
Benefícios corporativos como estratégia de retenção de talentos
A geração anterior acreditava que os benefícios funcionavam apenas como algo adicional ao salário, sendo este último o mais importante. Porém uma pesquisa feita pela MetLife, em 2023, constatou que 74% dos colaboradores levam em consideração os benefícios da empresa como um reflexo de quanto a empresa realmente valoriza os talentos.
E, por benefícios, não pense apenas em planos de saúde, vale-alimentação ou refeição; programas de bem-estar, auxílios para os cuidados com a saúde mental, flexibilidade de horários e trabalho remoto estão em alta no conceito dos colaboradores, pois aumentam a satisfação no trabalho.
O tópico de saúde mental, inclusive, está cada vez mais em pauta quando falamos em benefícios corporativos. A pandemia de COVID-19 evidenciou ainda mais o tema, e ter um trabalho em que as pessoas consigam equilibrar a vida profissional e a vida pessoal se tornou cada vez mais importante.
A pesquisa Global Benefits Attitudes Survey, promovida pela Willis Towers Watson, de 2022, mostrou que 57% dos trabalhadores considerariam mudar de emprego se o novo emprego trouxesse mais benefícios com foco em bem-estar.
Nisso, também entra a flexibilidade, pois a possibilidade de escolher os melhores horários de trabalho e poder trabalhar de qualquer lugar do mundo faz toda a diferença na satisfação dos talentos. As empresas que oferecem flexibilidade reduzem em 30% a taxa de rotatividade, em comparação com aquelas com horários mais rígidos, segundo um estudo da Gartner, de 2023.
Benefícios clássicos também são importantes
Mas, além de todos os “novos” tipos de benefícios que as empresas já estão oferecendo aos colaboradores, também é importante focar em oferecer bons benefícios usuais, como um bom plano de saúde, vale-alimentação e refeição.
Aliás, as empresas de vale-refeição também estão embutindo outros benefícios nos seus cartões. Muitas dão mais benefícios como descontos, maior cobertura da rede, brindes, etc. E isso pode ser muito importante no dia a dia dos funcionários.