Um rapaz de 19 anos, armado com uma faca, invadiu nesta sexta-feira (20) uma escola de ensino básico em Zagreb, capital da Croácia, esfaqueando ao menos cinco pessoas. O suspeito é um ex-aluno e possui problemas mentais.
De acordo com informações das autoridades locais, o agressor provocou a morte de um estudante de 7 anos, e deixou outros quatro estudantes feridos.
Equipes de resgate e da polícia foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Os prédios que compõem a escola foram esvaziados e os policiais realizaram uma minuciosa vistoria em busca de possíveis explosivos. Nada foi encontrado.
Após cometer os crimes, o suspeito tentou o suicídio, mas foi impedido por um policial. Bastante ferido, ele foi levado para um hospital da região, para onde também foram levadas todas as vítimas.
A mãe do suspeito disse aos policiais que o filho sofre de distúrbios psiquiátricos, e que ele já foi internado várias vezes.
O ministro do Interior da Croácia, Davor Bozinovic, lamentou o ocorrido e se solidarizou com as vítimas e seus familiares. Ele disse que a criança que morreu no ataque chegou a ser socorrida, mas que veio a óbito quando estava sendo reanimada.
Entre os feridos há três estudantes e um professor. Todos foram socorridos e levados para um hospital da cidade.
As autoridades da Croácia decretaram agora a pouco um dia de luto oficial em todo o país. Uma vigília está sendo realizada na porta da escola onde ocorreu o crime.
Com informações das Agências Brasil e Estado