Safra após safra, os rótulos brasileiros seguem conquistando prêmios mundo afora. O número de medalhas vem batendo recorde a cada ano. Em 2024, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) enviou amostras para concursos realizados em 11 países – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, Hungria, Itália, México, Reino Unido e Suíça. O resultado foram 776 premiações, sendo 63 Duplo Ouro ou Grande Ouro, cinco Prêmios Especiais, 443 Medalhas de Ouro, 83 de Prata, 150 de Bronze e 32 Menções Honrosas. O desempenho ultrapassou em 5,6% as 733 medalhas obtidas no ano passado, firmando um novo recorde.
O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, destaca o reconhecimento da qualidade produtiva e enaltece a diversidade. “Nossos vinhos e espumantes seguem arrematando prêmios em prestigiados concursos internacionais. Além da qualidade que já é reconhecida há algum tempo, percebe-se também que novas regiões produtoras brasileiras começam a figurar entre os premiados, o que nos orgulha muito. Afinal, o Brasil é um país continental e sua pluralidade de terroirs permite a entrega de produtos diferentes, criativos e de excelência”.
Para 2025, a ABE prevê o envio de amostras para 23 concursos em 11 países (tabela abaixo). Além disso, como a entidade mantém fortes parcerias com os promotores, sempre que possível envia enólogos brasileiros para integrar o júri. Assim, a Associação oportuniza a experiência para associados, além de estar sempre acompanhando as novidades em competições consolidadas, com destaque para as mais prestigiadas no mundo.
Premiações
Duplo Ouro ou Grande Ouro – 63
Prêmio Especial – 05
Ouro – 443
Prata – 83
Bronze – 150
Menção Honrosa – 32
TOTAL – 776 premiações