Vinhos e espumantes brasileiros fecham 2024 com 776 premiações

Ranking bate novo recorde com distinções que vieram de 19 concursos em 11 países

Safra após safra, os rótulos brasileiros seguem conquistando prêmios mundo afora. O número de medalhas vem batendo recorde a cada ano. Em 2024, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) enviou amostras para concursos realizados em 11 países – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, Hungria, Itália, México, Reino Unido e Suíça. O resultado foram 776 premiações, sendo 63 Duplo Ouro ou Grande Ouro, cinco Prêmios Especiais, 443 Medalhas de Ouro, 83 de Prata, 150 de Bronze e 32 Menções Honrosas. O desempenho ultrapassou em 5,6% as 733 medalhas obtidas no ano passado, firmando um novo recorde.

Foto: Divulgação

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, destaca o reconhecimento da qualidade produtiva e enaltece a diversidade. “Nossos vinhos e espumantes seguem arrematando prêmios em prestigiados concursos internacionais. Além da qualidade que já é reconhecida há algum tempo, percebe-se também que novas regiões produtoras brasileiras começam a figurar entre os premiados, o que nos orgulha muito. Afinal, o Brasil é um país continental e sua pluralidade de terroirs permite a entrega de produtos diferentes, criativos e de excelência”.

Para 2025, a ABE prevê o envio de amostras para 23 concursos em 11 países (tabela abaixo). Além disso, como a entidade mantém fortes parcerias com os promotores, sempre que possível envia enólogos brasileiros para integrar o júri. Assim, a Associação oportuniza a experiência para associados, além de estar sempre acompanhando as novidades em competições consolidadas, com destaque para as mais prestigiadas no mundo.

Premiações

Duplo Ouro ou Grande Ouro – 63

Prêmio Especial – 05

Ouro – 443

Prata – 83

Bronze – 150

Menção Honrosa – 32

TOTAL – 776 premiações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo