Um incêndio de grandes proporções atingiu na madrugada desta terça-feira (21) um hotel em uma estação de esqui que fica localizada nas Montanhas de Bolu, no Noroeste da Turquia, causando a morte de pelo menos 66 pessoas e deixando outras 51 feridas. As causas da tragédia ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.
De acordo com informações das autoridades turcas, o fogo começou em um restaurante, que fica localizado no 4º andar do Grand Kartal Hotel.
O resort turístico é muito popular entre os cidadãos turcos e turistas estrangeiros, e costuma ser um destino de férias no inverno, que costuma ser rigoroso no país.
Equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para a região. As áreas próximas ao hotel foram isoladas e as vias de acesso bloqueadas. Apenas viaturas oficiais podem se aproximar do local.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram hóspedes fazendo cordas com lençóis para tentar descer pelas janelas do hotel. Algumas pessoas pularam das janelas e ficaram feridas.
O Ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, disse em entrevista coletiva, que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, porque ainda existem pessoas dentro do prédio em chamas.
Testemunhas disseram que muitas pessoas que estavam no saguão do hotel entraram em pânico, e que várias saíram correndo em direção as portas, que foram abertas pelos funcionários do resort.
Uma densa coluna de fumaça tomou conta da região, e provocou intoxicação em várias pessoas, incluindo os socorristas.
Informações preliminares revelam que cerca de 237 pessoas estavam hospedadas no hotel. O governador de Bolu, Abdulaziz Aydin, disse que muitas famílias, com crianças, estavam no resort se divertindo em decorrência das férias escolares.
Uma fonte da polícia local, que preferiu não se identificar, disse que o sistema de incêndio do hotel não funcionou, e que o alarme não foi acionado.
Uma testemunha, que pediu para não ser identificada, disse que os bombeiros demoraram cerca e 1 hora para chegar ao resort, que fica na encosta de um penhasco.
Outra testemunha, que também pediu para não ser identificada, disse que muitos funcionários do hotel ajudaram os hóspedes a deixar o prédio.
Por precaução, as autoridades turcas pediram para que os donos de hotéis próximos fechassem seus respectivos estabelecimentos.
As autoridades policiais locais disseram que as chamas se alastraram muito rapidamente por causa do revestimento de madeira do prédio.
Os feridos foram socorridos e levados para hospitais da região. Já os corpos das vítimas fatais foram resgatados e encaminhados para o necrotério.
Com informações das Agências Estado e Brasil