Ele já teve uma aparição “surpresa”, quase que VIP, na edição passada do Rock In Rio. Agora, contudo, será revelado em toda a sua glória. Pois é, senhoras e senhoras. A Volkswagen anunciou que o Tera, seu mais novo SUV de entrada, será apresentado oficialmente no dia 2 de março, durante o Carnaval carioca.
A Volkswagen apenas enviou aos convidados o clássico “reserve a data” aos convidados, mas já podemos afirmar que haverá contato com o veículo, apresentado de modo estático, no dia. Desse modo, o Tera abre, de certo modo, o domingo de desfiles no Rio de janeiro, “entrando na avenida” antes da Unidos de Padre Miguel (não confundir com a Mocidade Independente).
Feito sobre a plataforma plataforma MQB A0, o modelo chega para ser o SUV mais vendido da Volkswagen no país. O Tera virá com motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv de potência do Polo Track na versão mais básica. O câmbio será o manual de cinco marchas. Haverá também configurações mais caras, como já falamos, com propulsor 170 TSI de 116 cv e caixa manual de cinco ou automática de seis velocidades.
Em termos visuais, o Tera tem uma pegada parecida com a dos produtos europeus da Volkswagen, com uma veia, inclusive, de Tiguan. Mesmo posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, com preços que deverão ficar entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, o Tera é feito sob a premissa de “democratização do design”.
O Volkswagen Tera chegará ao mercado para bater de frente com Renault Kardian e Fiat Pulse. Tanto é que seu entre-eixos (2,57 m), mesmo de Polo e Nivus, faz frente aos 2,6 m do modelo da marca de origem francesa e também aos 2,53 m do carro da marca italiana.
Vale lembrar que o Volkswagen Tera, será produzido em Taubaté (SP) e usará estrutura de outro produto do grupo, o grino Skoda Fabia. É daí que o SUV nacional irá “tirar” o formato das colunas A e B, e das portas laterais, além da base dos painéis internos e o banco traseiro.