Um suspeito armado ‘invadiu’ nesta terça-feira (04) um Centro de Educação para adultos na cidade de Örebro, no Leste da Suécia, causando a morte de pelo menos 11 pessoas e deixando outras 15 feridas. Ainda não há informações sobre as motivações para o ataque.
De acordo com informações das autoridades policiais locais, trata-se do pior ataque a tiros da história da Suécia. Cinco das vítimas estão em estado grave.
Equipes de emergência, formadas por policiais e paramédicos, foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Uma imensa área foi cercada, isolando totalmente os prédios que compõem o Centro Educacional.
O porta-voz da polícia sueca informou não acreditar que o ataque tenha conotação terrorista, porém nenhuma hipótese está totalmente descartada.
A ocorrência está sendo tratada como tentativa de homicídio, incêndio criminoso e porte de arma agravado.
O Centro Educacional para Adultos fica localizado na cidade de Örebro, a 200 km de distância de Estocolmo, capital da Suécia. Uma fonte da polícia informou que o número de vítimas fatais pode aumentar nas próximas horas, porque muitos feridos estão em estado gravíssimo.
Segundo o chefe de polícia de Öbrero, Robert Eid Forest, não existem evidência de se trata de atentado terrorista, porém nenhuma hipótese foi descartada ainda.
“A extensão do incidente é muito grande. Temos uma grande cena de crime, temos que completar as buscas que estamos conduzindo na escola. Há uma série de passos investigativos que estamos tomando: um perfil do atirador, entrevistas com testemunhas. Obviamente, é uma quantidade significativa de trabalho“, disse Forest em entrevista coletiva na terça (04).
O autor do ataque, um homem de 35 anos, que não teve a identidade revelada, se suicidou ao se ver cercado pela polícia. O corpo do suspeito foi resgatado e encaminhado para o necrotério de um hospital próximo.
Segundo a polícia de Öbrero, o suspeito mão possuía antecedentes criminais, e tinha licença para porte de arma de fogo. Os investigadores da polícia acreditam que ele agiu sozinho.
Assim que os prédios da escola foram esvaziados, policiais realizaram uma minuciosa vistoria em todo o complexo, para verificar se não havia explosivos escondidos nas dependências. Nada foi encontrado.
Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que os agentes policiais foram acionados por volta das 12h35min (horário local), e que assim chegaram, ouviram tiros vindos de dentro de um dos prédios, que foi imediatamente cercado.
Ao entrarem no prédio, os policiais encontraram os corpos das vítimas fatais, além do corpo do suspeito. Uma arma foi apreendida e encaminhada para perícia.
Os policiais imediatamente começaram a retirar as pessoas que havia se trancado dentro das salas de aula. Todos foram identificados e liberados.
O tiroteio ocorreu no Centro Educacional de Risbergska, uma escola voltada tanto para a educação de jovens, quanto para adultos, que não conseguiram concluir seus estudos.
O primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, lamentou o ataque a tiros a escola e, Örebro, e solidarizou- se com os familiares das vítimas. Ele disse ainda, que o ataque foi “um terrível ato de violência”.
“É um dia muito doloroso para toda a Suécia. Meus pensamentos também estão com todos aqueles cujo dia escolar normal foi substituído pelo terror. Ficar trancado em uma sala de aula temendo pela própria vida é um pesadelo que ninguém deveria ter que enfrentar“, afirmou Kristersson.
O hospital da região entrou em estado de emergência, devido ao alto número de vítimas (fatais e feridos). Já polícia local pediu aos moradores que evitem sair de casa, porque o perigo ainda não acabou, já que existe a possibilidade de haver cumplices do suspeito ainda soltos.
Com informações das Agências Estado e Brasil