Com apoio da Fundação de Cultura, carnaval começa na Capital já neste sábado com três blocos

O carnaval começa na Capital já neste fim de semana. No próximo sábado (22), vão desfilar os blocos As Depravadas (às 9h, no calçadão da Barão), Farofa com Dendê (no monumento Maria Fumaça a partir das 14 horas) e Calcinha Molhada (a partir das 16h, na Praça Aquidauana). O apoio da Fundação de Cultura aos blocos é com infraestrutura para a realização do evento e com o cachê dos músicos para as apresentações musicais.

Fotos: Acervo dos blocos

O mais antigo bloco de rua de Campo Grande sai no próximo dia 22 de fevereiro, das 9h às 13h30, na rua Barão do Rio Branco, em frente ao tradicional Bar do Zé. O bloco “As Depravadas” completa 32 anos no dia 13 de fevereiro. Mas, como o bloco é formado essencialmente por profissionais da imprensa e muitos deles estão de plantão na data, a festa acontece sempre num sábado antes do feriado prolongado.

Em 2025, o bloco As Depravadas presta uma homenagem a um dos maiores ícones da televisão brasileira que nos deixou no ano passado: Silvio Santos. Com os clássicos bordões de Silvio Santos, como “Mah-ôe!” e “Silvio Santos vem aí!”, ecoando pelas ruas de Campo Grande, o repertório do  Bloco As Depravadas promete ainda muita marchinha de Carnaval e músicas carnavalescas de sucesso!

Segundo Eliane Nobre, presidente da comissão organizadora do Bloco As Depravadas, esta é uma justa homenagem ao papel de Silvio Santos como um dos pioneiros da TV brasileira. “Ele abriu caminho para tantos outros comunicadores e artistas, então achamos justo relembrarmos seu legado. Esperamos todos vocês para curtir o nosso bloquinho. E não só os profissionais de imprensa, mas todos que querem brincar o carnaval com tranquilidade”, ressalta.

Fotos: Acervo dos blocos

Criado em 2022 a partir de uma reunião de pessoas negras, o Bloco Farofa com Dendê nasceu da necessidade de trazer a pauta racial para dentro do maior evento negro do país: o Carnaval. Desde sua primeira edição, o bloco tem sido um espaço de celebração da cultura afro-brasileira, resistência e exaltação das raízes africanas na música, na dança e na identidade do povo negro.

Fez sua estreia no carnaval de 2023 e já no primeiro ano contou com 500 foliões que tomaram as ruas em uma homenagem ao grupo Timbalada. Em 2024, o número de participantes saltou para 2 mil, em uma homenagem às Mulheres Negras. Agora, em 2025, o Farofa com Dendê retorna ainda mais forte com o tema “Grandezas Amefricanas”, destacando a potência da diáspora africana nas Américas e sua influência na arte, na cultura e na luta por direitos.

Neste ano, o bloco terá uma novidade: o Farofinha Kids, que começa às 14h em uma área próxima ao Monumento Maria Fumaça. Com monitora e brinquedos, a ideia é garantir a diversão das crianças para que os pais tenham mais liberdade para curtir durante o bloco. O Farofa com Dendê é o único bloco com banda própria, com 11 músicos e diversidade de instrumentos que representam o melhor da música brasileira. No palco, estrelarão Karla Coronel, Angelique e Aline Rios.

O Calcinha Molhada é um bloco fundado e organizado por mulheres, que carrega o estandarte da liberdade, da diversão e de um #CarnavalSemAssedio com muito amor e respeito, ocupando os espaços públicos da nossa cidade.

Fotos: Acervo dos blocos

O Calcinha Molhada nasceu em outubro de 2016, quando o bloco foi para a rua pela primeira vez, na Praça Aquidauana, com a intenção de antecipar o carnaval. O primeiro Grito de Carnaval do Bloco Calcinha Molhada trouxe cerca de mil pessoas para a praça com apenas uma semana de divulgação.

Diante da grande aceitação, foram realizados outros Gritos na praça e “esquentas” em bares parceiros nos meses seguintes até a chegada do Carnaval oficial de 2017, com um público estimado de 5mil pessoas.

O Bloco Calcinha Molhada é feito por mulheres e para mulheres. Nasceu da vontade de um carnaval em que as mulheres possam se divertir sem se preocupar com qualquer tipo de violência. Para que sejam donas de seus corpos, suas roupas, suas danças e suas regras.

A festa também começa com o Fraldinha Molhada, criando um espaço seguro e acolhedor para as famílias, com recreação infantil, perna-de-pau, oficinas brincantes, banheiros acessíveis e, claro, as músicas que a criançada ama dançar. A programação para os pequenos continua com a participação da Banda Bat’uque Canta, que cria sons e batidas a partir de instrumentos recicláveis manuseados por um grupo de crianças.

O bloco vai contar também com a DJ Mari Oghata, tocando muita brasilidade para todo mundo dançar, seguida da cantora Ariadne e o grupo Mistura das Minas, que prometem ferver a praça. A presença marcante da Bateria Filhos de Jorge, da G.R.E.S. Deixa Falar já está confirmada, e para fechar a festa com chave de ouro, a cantora Paolla vai explodir o público com um show especial de carnaval, que mistura axé, pop dançante e funk! Tem mais surpresas, mas só estando na Praça Aquidauana, no dia 22 de fevereiro, para descobrir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo