Ataque com explosivos deixa 17 feridos no Sudoeste da Colômbia

Criminosos fortemente armados atacaram nesta segunda-feira (24) uma delegacia de polícia na zona rural de Morales, no Departamento de Cauca. Uma moto-bomba foi estacionada a poucos metros de distância de delegacia.

A explosão deixou ao menos 17 pessoas feridas, tendo os criminosos, passado pelo local e efetuado disparos contra as pessoas que estavam nas imediações, incluindo policiais que estavam ajudando as vítimas.

Bandeira da Colômbia – Foto: Divulgação

Entre os feridos há dois policiais e três crianças, que imediatamente foram socorridos e encaminhados para hospitais da região.

O governador do Departamento de Cauca, Octávio Guamán, afirmou que os autores do ataque ainda são oficialmente desconhecidos, mas que buscas já estão sendo realizadas na região na tentativa de encontrá-los e prendê-los.

Entre as vítimas está uma menina de sete anos, que precisou ser levada às pressas para um hospital, devido à gravidade dos ferimentos sofridos. O rosto da jovem ficou bastante ferido em decorrência dos estilhaços dos explosivos.

A delegacia foi esvaziada e os policiais realizaram buscas dentro do prédio a procura de mais explosivos. Nada foi encontrado.

O prefeito da cidade de Morales, Óscar Yamit Guachetá, disse em entrevista coletiva, que testemunhas viram o momento da explosão, cujas imagens gravadas por essas pessoas, mostram crianças de uniforme correndo e fugindo do local.

Equipes da Polícia e dos Bombeiros foram enviados para a região, que foi isolada. Apenas viaturas oficiais podem se aproximar da área.

Ainda não há informações sobre os autores do ataque.

A cidade de Morales possui cerca de 40 mil habitantes e fica localizada a 3 horas da cidade de Cali, que ainda é um reduto de rebeldes do chamado Estado-Maior Central (EMC), que rejeitaram um acordo de paz firmado em 2016 pelo governo da Colômbia e os guerrilheiros da extinta Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Nos últimos anos, a cidade de Morales tem sido palco de diversos ataques, feitos por bombas e/ou explosivos.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo