Filme ‘Sobreviventes do Pampa’ estreia dia 20 de março

O filme “Sobreviventes do Pampa”, dirigido por Rogério Rodrigues, tem sua estreia nacional no próximo dia 20 de março deste ano. O filme foi o vencedor de Gramado de 2023 na categoria de Melhor ‘Filme pelo Júri Popular’.

Sobreviventes do Pampa” foi consagrado como um dos melhores filmes do ano no Festival de Cinema de Gramado 2023. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho da equipe e ao impacto que o filme causa no público.

Elenco e produtores do Filme – Foto: Divulgação

Filmado na Pampa profunda, no interior de 13 municípios do Bioma, o longa-metragem documentário é protagonizado por pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, comunidades remanescentes de quilombolas e povos indígenas, formando um mosaico de diferentes identidades sociais, entre os povos e comunidades tradicionais do Pampa, apresentando a biodiversidade do bioma e o risco eminente da sua existência, devido a acelerada degradação do meio ambiente.

Com direção de Rogério Rodrigues e direção de fotografia de Lívia Pasqual o documentário teve a sua estreia no 51º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO, sendo premiada com Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho, pelo Júri Popular. “Sobreviventes do Pampa” foi convidado para ser o filme de encerramento do 14º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA FRONTEIRA – FICF; teve a sua estreia europeia no LONDON DIRECTOR AWARDS 2024, fez parte da seleção oficial do ROME PRISMA FILM AWARDS 2024; seleção oficial do 32º ECOCINE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS. Atualmente o filme está selecionado para os seguintes festivais: XPOSURE INTERNATIONAL PHOTOGRAPHY & FILM FESTIVAL, 2025ALL THAT MOVES INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, 2025 e o FESTIVAL ARQUIVO EM CARTAZ, 2025 – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional.

Cartaz do filme – Foto: Divulgação

Sinopse Curta:

Quando a busca por sua origem o leva à pampa profunda, o diretor do documentário descobre um bioma pouco conhecido, recentemente reconhecido e que apresenta mais da metade de sua área nativa destruída. Então, sua procura passa pela descoberta de um bioma singular e seus habitantes, num mosaico entre os povos originários, comunidades quilombolas, pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária e empresários rurais, que o fazem compreender a urgência da preservação e o fortalecimento da consciência ambiental, essenciais para a nossa sobrevivência.

Diretor Rogério Rodrigues

Criador das séries “Kalanga Cidade das Bicicletas” (2015) e “Universo Z” (2014, 2016 e 2018) dirigiu o longa-metragem “Além de Nós” (2022), selecionado para o 5º Festival de Cinema de Trancoso, 46º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Cine+Mas San Francisco-CA, 21º edição do Porretta Film Festival, na Itália e Philadelphia Latino Film Festival 2023.

Diretor Rogério Rodrigues – Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo