“Sobreviventes do Pampa” foi consagrado como um dos melhores filmes do ano no Festival de Cinema de Gramado 2023. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho da equipe e ao impacto que o filme causa no público.

Elenco e produtores do Filme – Foto: Divulgação
Filmado na Pampa profunda, no interior de 13 municípios do Bioma, o longa-metragem documentário é protagonizado por pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, comunidades remanescentes de quilombolas e povos indígenas, formando um mosaico de diferentes identidades sociais, entre os povos e comunidades tradicionais do Pampa, apresentando a biodiversidade do bioma e o risco eminente da sua existência, devido a acelerada degradação do meio ambiente.
Com direção de Rogério Rodrigues e direção de fotografia de Lívia Pasqual o documentário teve a sua estreia no 51º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO, sendo premiada com Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho, pelo Júri Popular. “Sobreviventes do Pampa” foi convidado para ser o filme de encerramento do 14º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA FRONTEIRA – FICF; teve a sua estreia europeia no LONDON DIRECTOR AWARDS 2024, fez parte da seleção oficial do ROME PRISMA FILM AWARDS 2024; seleção oficial do 32º ECOCINE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS. Atualmente o filme está selecionado para os seguintes festivais: XPOSURE INTERNATIONAL PHOTOGRAPHY & FILM FESTIVAL, 2025; ALL THAT MOVES INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, 2025 e o FESTIVAL ARQUIVO EM CARTAZ, 2025 – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional.

Cartaz do filme – Foto: Divulgação
Sinopse Curta:
Quando a busca por sua origem o leva à pampa profunda, o diretor do documentário descobre um bioma pouco conhecido, recentemente reconhecido e que apresenta mais da metade de sua área nativa destruída. Então, sua procura passa pela descoberta de um bioma singular e seus habitantes, num mosaico entre os povos originários, comunidades quilombolas, pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária e empresários rurais, que o fazem compreender a urgência da preservação e o fortalecimento da consciência ambiental, essenciais para a nossa sobrevivência.
Diretor Rogério Rodrigues
Criador das séries “Kalanga Cidade das Bicicletas” (2015) e “Universo Z” (2014, 2016 e 2018) dirigiu o longa-metragem “Além de Nós” (2022), selecionado para o 5º Festival de Cinema de Trancoso, 46º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Cine+Mas San Francisco-CA, 21º edição do Porretta Film Festival, na Itália e Philadelphia Latino Film Festival 2023.

Diretor Rogério Rodrigues – Foto: Divulgação