Turismo sustentável reduz os impactos socioambientais e estimula a economia

As políticas de incentivo à preservação ambiental são fundamentais para manter os atrativos naturais em bom estado de conservação.

De acordo com a definição da Organização Mundial do Turismo (OMT), natureza, economia e comunidade têm de estar em equilíbrio para que a sustentabilidade se mantenha no longo prazo.

Mulher nadando em lagoa em Bonito (MS) – Foto: Divulgação

Segundo Caio Queiroz, CEO da Aguama Ambiental, que atua no segmento do turismo de eventos em diversas regiões do país como Fernando de Noronha (PE) e Preá (CE), fazer a adequação de práticas adotadas em grandes eventos em locais com menos infraestrutura é um ponto de estímulo importante para promover a sustentabilidade na região, além de estimular a educação ambiental.

O turismo consciente promove práticas que respeitam a biodiversidade e patrimônios culturais, engaja o turista com os recursos naturais e com a economia local dos lugares visitados”, enfatiza Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Considerada Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, a Chapada dos Veadeiros encanta seus visitantes pela beleza exuberante e biodiversidade única que pode ser admirada em trilhas e caminhadas. Banho de rio, cachoeiras e visita aos cânions são algumas das opções.

A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), que conecta vários percursos no Brasil em meio à natureza, ganhou novo reforço. Portaria publicada no Diário Oficial da União reconhece oficialmente o Caminho dos Veadeiros, no estado de Goiás, como integrante do sistema, desenvolvido pelos ministérios do Turismo; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários.

O sul do Brasil vai ganhar um novo atrativo turístico de grande impacto: o Parque das Flores, localizado no bairro-cidade Flores de Sal, em Tijucas, Santa Catarina. Com uma área de 70 mil metros quadrados, o espaço foi projetado para ser uma referência em lazer ao ar livre ao oferecer áreas para contemplação e diversão em meio à natureza. O destaque é um lago de 20 mil metros quadrados com trapiche, ideal para passeios e relaxamento, além de uma pista de caminhada de 1,5 km e playground. Com previsão para ser entregue junto à primeira fase do bairro-cidade Flores de Sal, em três anos, o Parque das Flores será um local voltado tanto para moradores quanto para turistas.

O turismo sustentável está em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca a promoção do turismo sustentável, a criação de empregos decentes (ODS 8.9) e incentiva práticas que respeitem e promovam a cultura local e os produtos locais (ODS 12. b)”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo