
Foto: Divulgação
O mercado de flores no Brasil está em plena expansão, acompanhando as mudanças nos hábitos dos consumidores brasileiros. Se anteriormente o público amante das flores era predominantemente composto por pessoas acima dos 35 anos, uma nova geração começa a se destacar: os jovens a partir dos 18 anos. Essa nova tendência é marcada pela vontade desses jovens de expressar carinho e afeto através de flores, seja para agradar mães, namoradas ou amigas. Além disso, os homens também estão se rendendo à beleza das flores, optando por espécies mais neutras, como lírios e cravos, que refletem uma diversificação nas preferências do consumidor masculino.
Atento a este cenário, as lojas dos Supermercados Comper e do Fort Atacadista oferecem em seu mix de produtos, flores e folhagens. Dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) revelam que o mercado de flores no Brasil cresceu 15% no último ano, com previsões de avanço de mais 12% para o próximo período. Entre os produtos que têm se destacado estão as flores para vaso, plantas verdes, flores de corte e itens relacionados ao paisagismo.

Foto: Divulgação
A forte demanda, impulsionada inicialmente durante a pandemia pela busca por embelezamento dos lares, continua a crescer, estendendo-se para a ornamentação de ambientes corporativos, eventos e momentos especiais.
Pesquisas apontam que os consumidores preferem espécies versáteis que ofereçam bom custo-benefício, especialmente em datas comemorativas. Nesta linha, todas as lojas dos Supermercados Comper contam com uma seção de floricultura, enquanto o Fort Atacadista disponibiliza o setor nas unidades de Coronel Antonino, Três Barras e Cafezais.