Tirar as principais dúvidas dos produtores rurais da região de Fronteira. Este é o objetivo do 1º Treinamento Regional do CAR/MS que acontece nesta quinta-feira (04), no Sindicato Rural de Ponta Porã, com a participação de representantes de onze sindicatos. O evento é realizado pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural e pelo Imasul – Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. O prazo para o término do cadastramento das propriedades é no dia 05 de maio.
Além do município anfitrião, participam hoje do evento representantes dos sindicatos de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Iguatemi, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas, Mundo Novo, Eldorado e Tacuru. O evento já percorreu os municípios de São Gabriel do Oeste, Corumbá e Dourados. Até o final de fevereiro, o treinamento será realizado em Três Lagoas, Bela Vista, Nova Andradina e Campo Grande.
Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, o evento serviu para esclarecer as dúvidas de quem ainda não se sentiu segura para realizar o cadastramento das informações. “Em nosso sindicato, participaram mais de 50 pessoas e o que percebemos é que mesmo as pessoas mais esclarecidas sobre o tema ainda têm dúvidas”.
Para que o produtor rural e profissionais do segmento fiquem atentos ao prazo, o Sistema Famasul, um cronômetro em seu portal de informações – www.famasul.com.br. Em contagem regressiva, o relógio contabiliza que faltam 90 dias para o término do prazo. Para a consultora do Sistema Famasul, Daniele Coelho, o produtor rural precisa ficar atento. “Nossa orientação é que o produtor rural não deixe para realizar o preenchimento do CAR/MS muito próximo ao prazo final, quanto antes melhor, e sempre consultar um profissional habilitado”, orienta.
O preenchimento do CAR/MS é obrigatório e o responsável pelas informações para a inscrição no CAR é o declarante, ou seja, o proprietário ou o posseiro, porém há a necessidade de um responsável técnico.
Sobre o CAR – Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já está disponível para inscrições no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (http://www.imasul.ms.gov.br/). O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.