Eslovaco Filip Polc é a grande atração e busca o hexa na Descida das Escadas de Santos

Principal evento de Downhill Urbano da América Latina tem início na sexta-feira e a final no domingo no Morro do Pacheco, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Ciclista Filip Polc – Foto: Val & Nete/Costama

Ciclista Filip Polc – Foto: Val & Nete/Costama

Assim como o atacante Robinho, a cidade de Santos ajudou a consolidar um outro ‘Rei das Pedaladas’. O eslovaco Filip Polc, de 33 anos, é pentacampeão da Descida das Escadas de Santos, considerada a principal competição de downhill urbano da América Latina. Enquanto o jogador de futebol brilhou na Vila Belmiro, Polc fez do Monte Serrat a sua ‘segunda casa’ e pretende confirmar a sua hegemonia na 14ª edição do evento, de sexta-feira a domingo (12 a 14), no Morro do Pacheco, o novo cenário a partir deste ano, também no centro da Cidade.

‘Polcster’, como também é chamado pelos fãs e amigos, numa fusão de seu sobrenome e o apelido “Monster’ (monstro) aguarda com grande expectativa a nova pista, mais estreita e íngreme que a anterior, com 514 degraus, com 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, equivalente a um edifício de 45 andares. “Sempre gostei do percurso do Monte Serrat, onde pude conquistar a maior parte dos meus títulos. Esse novo local será ainda mais desafiador, e farei o meu melhor para conquistar a vitória mais uma vez”, anuncia o eslovaco.

Ciclista Filip Polc – Foto: Val & Nete/Costama

Ciclista Filip Polc – Foto: Val & Nete/Costama

Tido como uma das lendas do bicicross, Filip Polc acumula 300 troféus em sua carreira. Ele começou a prática de BMX aos quatro anos de idade e, quando completou 16, passou a competir em provas de mountain bike (MTB) com o objetivo de superar outros profissionais do esporte.

“Hoje em dia, o meu foco é competir nas etapas do City Downhill. É o que realmente amo fazer. E ocasionalmente, vou disputando outras provas convencionais de downhill, como Enduro e Pumptrack”, conta o atleta, que nas horas vagas também pratica Snowscoot, modalidade semelhante ao snowboard, composta por um motor e duas pranchas diferentes.

Nascido no dia 10 de abril de 1982 em Bratislava, capital da Eslováquia, Polc confirma que o Leste Europeu é considerado um ‘celeiro’ de grandes atletas do bicicross, por conta das características geográficas desses países. “A Eslováquia é muito bonita e possui muitas montanhas e lagos. Me mudei de Pezinok, perto da capital Bratislava, para uma outra cidade ainda mais próxima dos grandes morros. É legal porque também moro mais perto da minha família”, conta.

Ciclista Filip Polc – Foto: Val & Nete/Costama

Ciclista Filip Polc – Foto: Val & Nete/Costama

Realizada desde 2003, a Descida das Escadas de Santos fez da cidade do litoral paulista um dos locais preferidos do pentacampeão da disputa. “Santos é uma ótima cidade, com lindas praias por perto. Estive por aí seis vezes e pude ver que as pessoas também são muito amigáveis, sempre dispostas a ajudar na organização do evento, o que é muito legal. Só me falta aprender a falar português”, brinca o Rei das Pedaladas na Descida das Escadas de Santos.

AÇÕES SOCIAIS – junto às disputas radicais, o evento promove um retorno social à comunidade onde é realizado com a revitalização de vias e casas (por grafiteiros), ações de reciclagem de lixo. Outro destaque será o concurso da Garota Downhill. No domingo, o Descida das Escadas de Santos terá transmissão ao vivo no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

A 14ª Descida das Escadas de Santos tem os patrocínios da Caixa Econômica Federal, Coppertone, Dolly, Fox, Gelog, Integralmédica, Porto de Santos, Riachuelo, Ricardo Eletro, Prefeitura Municipal de Santos, Rexona, Sherwin Williams, com apoios do Instituto Amigos do Pacheco e da ONG Sem Fronteiras. A idealização e organização é da CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike.

Programação oficial da 14ª Descida das Escadas de Santos:

12 de fevereiro (sexta-feira)

13h00 – Descida a pé

14h00 – 1 descida sem controle de tempo*

16h30 – Término do treino livre

*em caso de chuva, este treino será cancelado.

13 de fevereiro (sábado)

10h00 – Início dos treinos

12h00 – Intervalo para almoço – pista fechada

13h00 – Término no intervalo do almoço – reabertura da pista

15h30 – Término do Treino Livre

16h00 – Qualifying/ Prova de categorias

18h30 – Premiação das categorias

14 de fevereiro (domingo)

09h00 – 1 treino livre (10 melhores tempos do qualifying), opcional

10h00 – Semifinal masculina (10 melhores tempos do qualifying)

11h00 – Final masculina (5 melhores tempos da semifinal)

11h15 – Premiação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo