“Depois de participar dos cursos do Senar/MS, mudei em quase 50% as técnicas de manejo em minha propriedade e, ainda, auxilio meus vizinhos sempre que posso”. A afirmação feita pelo produtor rural Hamilton Clóvis de Oliveira, que se dedica à bovinocultura de leite, no município de Japorã, comprova o interesse do setor em profissionalizar as atividades e ampliar os conhecimentos.
Com apoio do sindicato rural de Mundo Novo, 460 pessoas receberam na última segunda-feira (15) certificados de conclusão referentes aos 45 cursos oferecidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em 2015. As qualificações foram realizadas entre o período de abril e novembro e atenderam a demanda de produtores e trabalhadores rurais moradores da região denominada Cone Sul do Estado.
Os municípios de Japorã e Mundo Novo demonstram aptidão para pecuária e somam um rebanho de 63.654 animais, conforme levantamento divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no censo de 2014. Oliveira relata que conheceu o trabalho da instituição, por meio do programa de empreendedorismo chamado NCR – Negócio Certo Rural. “Gostei muito desse treinamento, porque me ensinou a registrar tudo o que fazia na propriedade e desenvolver um planejamento. Participei de vários cursos, mas, o mais importante foi o de Inseminação Artificial já que hoje eu mesmo insemino minhas vacas e ainda auxilio meus vizinhos”, conclui.
A mobilizadora do sindicato rural, Katiuscia Souza Julião, lembra que o aumento de solicitação de cursos superou 50% nos últimos dois anos, em razão da propaganda feita pelos próprios participantes. “Em 2014 o crescimento foi de 24% nas capacitações nos dois municípios. Ano passado não foi diferente e a procura pelas capacitações cresceu na mesma proporção. Tanto que já temos pessoas aguardando a abertura de novas turmas”, declara entusiasmada.
Para a técnica em agropecuária, Leila Cristina Kaoenig, os cursos do Senar/MS oferecem um complemento do que aprendeu no curso formal. “Estou satisfeita com as capacitações, pois, tive a oportunidade de acumular técnicas que utilizarei no meu trabalho de assistência técnica em uma cooperativa da região. Acredito que a melhor forma de absorver o conhecimento é acompanhando as aulas práticas”, reforça a concluinte, que reside no assentamento Savana, em Mundo Novo.
Serviço – Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Senar/MS podem procurar o Sindicato Rural de Mundo Novo, localizado na Av. Juscelino Kubitschek, 1.530, Centro. O telefone para contato é o (67) 3474-4571.