A programação do Encontro de Instrutores do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também contou com momentos de emoção e descontração. Na noite de quarta-feira (17), foi realizado um jantar temático e, como ocorreu na edição anterior, foi realizada uma cerimônia de homenagem a um instrutor. Esse ano foi a vez do técnico agrícola Javan dos Santos Guindo, que há 13 anos ministra cursos no segmento de mecanização agrícola.
O profissional de 69 anos de idade e mais de 40 dedicados ao setor foi ovacionado pelos colegas de trabalho e confessou ter ficado muito surpreso com a homenagem apresentada, com direito a poesia e vídeo de momentos pessoais. “Não tenho palavras para expressar minha emoção. Estou muito satisfeito e o reconhecimento recebido hoje, só me dá forças para continuar aprendendo e ensinando”, declara emocionado.
Para o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a trajetória pessoal e profissional de Guindo serve como exemplo para muitos trabalhadores, por sua serenidade, dedicação e respeito ao próximo. “O equilíbrio e dedicação com que o senhor conduz sua vida influência direta e indiretamente a vida dos alunos, já que eles aprendem as técnicas e testemunham a história de um profissional que está sempre procurando o conhecimento”, ressalta.
De acordo com a coordenadora educacional e diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido, a escolha do homenageado no segundo encontro de instrutores seguiu critérios específicos. “Todos vocês são muito bons e contam com histórias profissionais muito ricas, no entanto, resolvemos reconhecer o trabalho de um instrutor que traz na bagagem bastante experiência, sabedoria e o melhor, mantendo o bom humor e o zelo por seus alunos”, argumenta.
A segunda edição do Encontro de Instrutores do Senar/MS acontece entre 17 e 19 de fevereiro, em Campo Grande. A programação conta com uma série de treinamentos, workshops e no primeiro dia foi realizada a palestra do historiador brasileiro, Leandro Karnal.