A Renault revelou nesta quinta-feira (18) no Salão de Buenos Aires (Argentina) a Duster Oroch, picape baseada no SUV compacto de mesmo nome. A picape média foi apresentada pela primeira vez como conceito no último Salão de São Paulo, em 2014. Fabricada em São José dos Pinhais (PR), o utilitário estreia nas concessionárias nacionais em outubro deste ano com motor 2.0 flex de 150 cv – o mesmo do Sandero RS – e opções de câmbio automático de quatro marchas ou manual de seis velocidades. O projeto nacional feito com base no Duster foi revelado pelo Site no final de 2012.
“A Duster Oroch é a única picape baseada em um utilitário compacto”, afirmou Ashwani Gupta, presidente de utilitários da montadora. O executivo afirmou que o veículo será equipado com o sistema multimídia Media Nav 2.0, piloto automático e assistente de estacionamento. De acordo com Gupta, a picape será capaz de abrigar 683 litros em sua caçamba, que terá 1,3 metro de comprimento.
A Renault não revelou preços, mas é possível que versão de entrada fique posicionada próxima aos R$ 70 mil, provavelmente abaixo do valor previsto para a picape 226 da Fiat, que será lançada no Brasil até novembro.
Em relação à versão conceitual, a Duster Oroch de produção perdeu o para-choque dianteiro com luzes de neblina verticais e ganhou lanternas de efeito tridimensional. Segundo a montadora francesa, o utilitário estreia com a promessa de oferecer espaço semelhante ao de uma picape cabine dupla, para até cinco pessoas, com dinâmica e conforto de um SUV compacto.
Planos para 2016
Segundo Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, a marca produzirá uma segunda picape em 2016. Será uma picape média produzida sobre a Frontier na Argentina em parceria com a companheira Renault e a parceira do grupo Mercedes, porém sem apelo para o mercado nacional.
Fonte: Auto Esporte