Ouvidorias de MS se unem em ação comemorativa

Intuito é ampliar o papel de canal de comunicação.

Com o intuito de ampliar a atuação das ouvidorias como canais de comunicação à disposição do cidadão, contribuindo para os padrões de transparência e de incentivo ao exercício da cidadania, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, formada por diversas instituições públicas federais, estaduais e municipais, realiza a Semana da Ouvidoria, entre os dias 13 e 19 de março de 2016. Trata-se de uma ação comum de esclarecimentos a toda a sociedade sobre a atuação das ouvidorias públicas no Estado, em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, dia 16 de março.

Para o coordenador da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Olavo Monteiro Mascarenhas, que é ouvidor do Ministério Público Estadual e procurador de Justiça, as ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

Segundo ele, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul foi criada com o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de ouvidorias, para assegurar maior transparência na gestão pública, dar suporte à implantação das ouvidorias e promover o compartilhamento de experiências, buscando capacitar seus participantes constantemente. “O papel das ouvidorias é servir à sociedade”.

Já o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, considera que a ouvidoria é um canal de comunição estratégico dentro da organização, pois funciona como uma instância para resolução das manifestações não solucionadas em outros canais de atendimento. A ouvidoria, segundo o diretor, tem caráter institucional e pedagógico, pois parte da observação para orientar e recomendar à instituição quanto à necessidade de melhoria nos processos, atuando como facilitadora e mediadora nas relações entre os públicos internos e externos. “A ouvidoria é importante na garantia da transparência do Sebrae/MS na utilização de seus recursos e no cumprimento de sua missão”.

Durante a Semana da Ouvidoria, as instituições participantes da Rede e os profissionais responsáveis pelas ouvidorias estarão disponíveis para prestar esclarecimentos sobre o papel desse canal junto à sociedade, divulgar suas atividades e atender às demandas do cidadão.

A Ouvidoria do Sebrae/MS está disponível no portal www.ms.sebrae.com.br ou pelo link: web.ouvidoria.sebrae.com.br. Os contatos também podem ser feitos na sede do Sebrae em Campo Grande, na Av. Mato Grosso, 1661, pelo 0800 570 0800 ou nas regionais em Dourados, Bonito, Três Lagoas, Naviraí e Coxim.

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