Ações de combate ao Aedes aegypti acontecem também no bairro Paulo Coelho Machado neste sábado

Alunos do curso de Engenharia Ambiental da Uniderp envolvem crianças em atividades lúdicas que conscientizam sobre os riscos do mosquito.

Neste sábado (19), das 8h às 12h, cerca de 100 crianças do jardim Paulo Coelho Machado participarão de ações de conscientização ao combate do Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus Zika e febre Chikungunya, na associação de moradores do bairro. As atividades integram o projeto “Foca nos focos – previna-se do vírus”, promovido por estudantes de Engenharia Ambiental da Uniderp com o apoio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as ações desenvolvidas pelos acadêmicos estão gincanas e brincadeiras com a missão de divertir e, ao mesmo tempo, informar sobre o combate ao mosquito. Palestras e uma exposição com maquetes mostrando os principais pontos com focos dentro de casa também estão na programação. Além disso, haverá conscientização sobre proteção ambiental, com oficinas de reciclagem, que ensinam como fabricar brinquedos utilizando resíduos, como garrafas pet e caixas de leite.

Coordenadora do projeto, a professora de Planejamento e Saúde Ambiental do curso de Engenharia Ambiental da Uniderp, Edineia Lazarotto, explica que cerca de 50 universitários percorrerão os bairros para sensibilizar os moradores. “Simultaneamente às tarefas na associação do bairro, os acadêmicos se unirão aos agentes de saúde para visitar casas e informar sobre como evitar a proliferação do mosquito. Também serão abordados temas como destinação adequada de resíduos e proteção ao meio ambiente como bem comum”, revela.

Durante o percurso, os grupos realizarão limpeza nos locais públicos e terrenos baldios. O material recolhido será levado até a associação de moradores para separação de recicláveis e reutilizáveis e destinação ambientalmente correta.

Para a gerente técnica da Educação e Saúde da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Silvia Cristina de Souza, o projeto colabora para manter os baixos índices de focos do Aedes aegypti na região, que já foi crítica. “Os agentes de saúde vistoriam as casas a cada dois meses e o projeto dos acadêmicos atua como um apoio neste intervalo entre as visitas, pois alertará o morador para que não esqueça que o combate ao mosquito é diário e não apenas quando profissional da saúde aparecer”, declara.

Serviço

Ação de combate ao Aedes aegypti 

Dia: sábado, dia 19 de março

Horário: das 8h às 12h

Local: Associação de Moradores do Conjunto Paulo Coelho Machado

Endereço: Rua Catiguá – quadra 14 – lote 35 – Jardim Paulo Coelho Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo