Uma troca de experiência entre produtores rurais de dois países. Este é o resumo de uma reunião ocorrida na última semana, na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, com uma comitiva formada por 20 agricultores da cidade de Ohio, nos Estados Unidos. O grupo foi recepcionado pela diretora-secretaria da instituição, Terezinha Candido, e por uma equipe técnica.
Para o consultor técnico do Sistema Famasul, Rodney Guadgnin, a conversa entre a equipe da instituição e o grupo americano foi proveitosa para as duas partes. “Apresentamos a estrutura sindical de Mato Grosso do Sul e os dados das cadeias produtivas mais importantes do Estado, como soja, milho, florestas”. A gestora do departamento de economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, também esteve na reunião.
“Falamos sobre o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, onde somos referência nacional e pudemos perceber um grande interesse dos americanos neste tema”, salientou Guadagnin. Os produtores pertencem à Associação dos Produtores de Milho e Trigo de Ohio.
O departamento americano está localizado no que chamamos de Cinturão de Milho, região do Meio-Oeste produtora do grão. Segundo as informações do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o país é o maior produtor de milho do mundo.