A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste domingo (21/06), a informação de que policiais da corporação apreenderam na Rodovia BR-163, nas proximidades da cidade de Campo Grande, capital do Estado, três crianças que aparentemente haviam sido abandonadas na estrada.
De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), a apreensão das crianças de 1, 4 e 6 anos de idade aconteceu na noite deste sábado (20/06), por volta das 20h37min (horário de MS), depois que a corporação recebeu uma denúncia anônima informando que menores de idade estavam abandonados em um ponto de ônibus que fica localizado em um posto de combustível.
Segundo os dados que constam no Boletim de Ocorrência (BO), os quais foram repassados à imprensa, duas viaturas foram enviadas para o local, tendo os policiais militares encontrados as crianças sujas, molhadas e chorando muito, pedindo ajuda para encontrar a mãe delas.
A criança mais velha, um menino de 6 anos, disse aos policiais que ela e os irmãos haviam sido deixados em casa pela mãe, e que decidiram sair para buscá-la no posto de combustível, aonde ela sempre vai para beber.
Os policiais militares foram até a casa e não encontraram os pais das crianças, que chegaram logo depois, ambos em visível estado de embriaguez.
Nervosos, os pais das crianças começaram a gritar com os policiais, tendo ambos sido presos e algemados. Os dois foram colocados nas viaturas e foram encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Bairro Piratininga, onde foram autuados por desacato e abandono de incapaz.
Na residência os policiais encontraram várias latas e garrafas de cerveja, além de muita sujeira, incluindo bitucas de cigarros.
O delegado responsável pelas investigações, Camilo Kettenhuber, disse que conversou com o menino de 6 anos, que teria afirmado que os pais saem todos os dias para beber em bares, e que diariamente sai à procura da mãe, e que teria entrado em desespero porque desta vez não a havia encontrado, acreditando que ela os tivesse abandonado.
O pai das crianças possui 21 anos e a mãe 32 anos, tendo ambos sido autuados por desacato e abandono de incapaz. Em depoimento, ela disse reconhecer que estava errada, e que pretende não deixar mais os filhos sozinhos.
A mãe e a criança de um ano foram transferidas para a 2ª Delegacia de Polícia Civil. Já as outras duas crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS