A proposta é revelar e incentivar novos valores, sobretudo de Santos, cidade onde o surf ‘nasceu’ no Brasil e já formou grandes talentos como Picuruta Salazar, Renato Wanderley e Piu Pereira. A abertura do Circuito Santos Surf 2016 será neste domingo (27), nas ondas do Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini. O evento é exclusivo para as categorias de base, com limite de 18 anos.
A competição começará às 7h30 com os atletas da categoria iniciante (até 14 anos). Nomes de ponta do cenário nacional estarão na água logo cedo e entre eles, os dois santistas que mais se destacaram nos últimos anos, Vinicius Parra e Yuri Beltrão, assim como convidados de outras cidades, como Eduardo Motta, de Guarujá, e Mateus Lima, de Itanhaém.
Também competem como destaques da iniciante Roberto Alves e Gustavo Giovanardi, que já têm boa “bagagem” em campeonatos. Outros competidores buscam seus lugares “ao sol”, como Noa Portes, Théo Cabeleira, Enzo Ranciaro, Daniel Ferlin, George Alves, Cassian Oliveira e Adrey Espejo. Já entre os mais velhos, da júnior (até 18 anos), que competem na sequência, às 8h30, um dos cotados é o do atual campeão santista, Thomas Mariano.
Mas sem dúvida, o principal nome do evento é Vinicius Parra. Nos últimos dois anos, ele foi o destaque, com três títulos em 2014 e dois no ano passado. Nesta edição, ele surfa nas categorias iniciante e mirim, buscando o tri em ambas. “Esse é um campeonato muito importante, porque é na minha cidade, que classifica para representar Santos no Paulista e espero surfar bem onde sempre treino”, afirma o surfista de 14 anos.
“O foco nesse campeonato é todo para a formação de novos valores para o surf, resgatar a força de Santos no cenário do surf”, afirma o presidente da Associação Santos de Surf (ASS), Marcos Andrade, o Cabeça, agradecendo os patrocínios de Grupo Mendes, Colorado Jeep e Grupo NRSports, através de projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. “A NRSports também patrocinará a equipe santista no Paulista”, reforça.
Representando a NRSports, o surfista especialista em aéreos, Icaro Rodrigues, destaca a importância do Circuito para as categorias de base. “Gostaríamos de parabenizar a Prefeitura e a Associação pelo campeonato e pelo suporte aos atletas. Isso faz diferença na formação desses competidores. E esse evento também marca o início da empresa do Neymar no surf nacional e de base”, relata.
As finais do campeonato serão disputadas das 12h30 às 14h30. Os quatro melhores colocados de cada categoria receberão troféus, medalhas e kits oferecidos pelos apoiadores.
O Circuito Santos Surf 2016 tem os patrocínios de Grupo Mendes, Colorado Jeep e Grupo NRSports, através de projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de Zampol Surfboards, Fuwax, Surf Trunk, Rubber Stick, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent e Fupes.