Uma paisagem inusitada de girassóis tem chamado a atenção de muitas pessoas que visitam Pindamonhangaba, Região Metropolitana do Vale do Paraíba, litoral Norte do Estado de São Paulo, fazendo com que o setor de turismo na região sofresse um crescimento significativo.
A plantação de girassóis fica localizada em uma propriedade rural às margens da Avenida Manoel César Ribeiro, que dá acesso à Via Dutra. Os proprietários afirmam que ela serve de alimento para o gado na época da seca, mas que também auxiliam as abelhas na produção de mel.
Muitos visitantes costumam parar os veículos para fazerem fotografias, tendo alguns fotógrafos profissionais, com autorização dos proprietários, aproveitado a oportunidade e o belíssimo cenário para realizarem alguns ensaios fotográficos.
Após o desenvolvimento das plantas e o crescimento das flores, os campos aonde ficam localizadas os girassóis se tornaram um ponto turístico para a população local e visitantes de outras regiões.
O fotógrafo Diego Migotto, residente em Taubaté, disse que frequentemente visita a região em busca de belas paisagens, e que usa os girassóis como plano de fundo nos ensaios fotográficos que realiza.
Apesar da beleza do cenário, os visitantes precisam tomar alguns cuidados, porque a área aonde a plantação fica localizada é próxima de um espaço destinado a apicultura, onde são encontradas muitas abelhas. Existe também a possibilidade dos visitantes se depararem com cobras, aranhas e outros animais peçonhentos.
O cinema também já retratou os girassóis, como por exemplo, no belíssimo filme do diretor Vittorio de Sica, ‘Os Girassóis da Rússia (Il Girasoli), protagonizado pelos atores Marcello Mastroianni e Shophia Loren. O filme é imperdível, e quem tiver a oportunidade de assisti-lo, que o faça.
Plantações de girassóis não são encontradas apenas no Estado de São Paulo, podendo ser encontradas também em Mato Grosso do Sul. As sementes são uma fonte saudável de alimento, podendo proporcionar óleo que pode substituir os óleos de soja e canola, muito usados na alimentação.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o girassol é uma planta nativa de países do Hemisfério Norte e é importante fonte de alimento para várias espécies. Antigamente os índios norte-americanos se alimentavam das sementes.
Indígenas da etnia Maia utilizavam a flor do girassol como modelo para objetos, imagens e adornos. Por volta do ano 1.000 a.C, Francisco Pizarro encontrou diversos objetos e imagens incas moldadas em ouro e que faziam referências aos girassóis, como seu Deus Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do Sol, do nascente ao poente.
O Girassol é uma flor que simbolicamente significa fama, sucesso, sorte e felicidade. Na Hungria acredita-se que a semente da planta cura a infertilidade e sementes colocadas no beiral das janelas, em uma casa onde exista uma grávida, o filho nascerá homem.
Na Espanha, acredita-se que as pessoas para terem sorte precisam ter em casa 11 girassóis. O Girassol também é um símbolo da Páscoa, apesar de poucas pessoas saberem deste fato.
Dos seus frutos, popularmente chamados de sementes, é extraído o óleo de girassol, que é comestível. Atualmente a produção ultrapassa 20 milhões de toneladas anuais de grãos.
Abaixo podemos conferir o trailer do filme ‘Os Girassóis da Rússia (Il Girasoli).
Com informações das Agências Reuters e Brasil