Quinto melhor do Mundo em 2015, Jefson Silva é mais uma grande atração no Festival Santos de Longboard

Surfista de São Sebastião volta ao Quebra-Mar, onde estreou como profissional há 10 anos.

Surfista Jefson Silva – Foto: Márcio Alonso

Surfista Jefson Silva – Foto: Márcio Alonso

Quinto colocado no Mundial Profissional de Longboard – World Surf League, na China, em 2015, o surfista Jefson Silva é mais um grande destaque confirmado no Festival Santos de Longboard, marcado para o feriadão de Tiradentes, no Quebra-Mar, em Santos. O campeonato, com o patrocínio da Rumo, tem como objetivo resgatar a modalidade, num grande encontro de gerações, incluindo desde os pioneiros, os profissionais até a nova geração.

Para Jefson, o evento vale como reencontro no “pico” onde estreou como profissional, dez anos atrás. Ele mostra empolgação para ajudar o surf de pranchões a se destacar. “Foi em Santos que competi pela primeira fez como profissional, em 2006, onde fiz um quinto lugar no Petrobras Longboard Classic. Tenho uma sintonia boa com o Quebra-Mar, uma onda muito boa para a prática da modalidade”, lembra.

Surfista Jefson Silva – Foto: J. Barrigão

Surfista Jefson Silva – Foto: J. Barrigão

“Eu acho fundamental ter um evento desses para nós. O Brasil é uma potência no longboard e não pode ficar sem campeonatos. Dou os parabéns aos envolvidos e quando recebi o convite do amigo e head judge do Mundial, Mauro Rabellé (diretor técnico da competição) aceitei na hora. Vai ser um prazer voltar à cidade do nosso mestre do longboard, Picuruta Salazar, uma lenda do esporte”, ressalta Jefson.

Além da boa lembrança na carreira, Jefson Silva destaca a semelhança da onda do Quebra-Mar, com a da praia da Baleia, onde treina diariamente. “Uma onda bem cheia e abre muito. Até os canais para passar a arrebentação são parecidos. É sempre uma onda que quebra para a direita e eu gosto muito de surfar de backside. Então, vou me sentir em casa”, explica.

Aos 28 anos, o surfista de São Sebastião, tem como foco na temporada o título mundial, que será disputado novamente na China, em dezembro. Antes, ele competirá nos eventos na Europa, para treinar. “Ano passado terminei na quinta posição e, por pouco, não fui mais adiante. Esse ano, sem dúvida, estarei de volta na China”, afirma.

Surfista Jefson Silva – Foto: Felix Glez Fotografia

Surfista Jefson Silva – Foto: Felix Glez Fotografia

“Meu shaper é o português Lufi e vamos participar de algumas etapas por lá, treinando e melhorando cada dia mais o surf para poder brigar pelo título. Eu acredito muito e vou trabalhar novamente para poder chegar com força nessa disputa”, completa o campeão brasileiro de 2014 e bicampeão do Salinas Longboard Festival, na Espanha, em 2015.

Com previsão de ser realizado na sexta-feira e sábado (22 e 23), nas ondas da Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o Festival Santos de Longboard reunirá surfistas em seis categorias. Além da open, onde estarão os profissionais, estarão em disputa a júnior (até 20 anos), feminina, kahuna (45 a 49 anos), gran kahuna (50 a 59 anos) e pioneiros (60 anos em diante). A premiação conta com destaque das pranchas da New Advance e também quilhas Alma Quilhas e kits da Cinza General Store, Rubber Stick, Fu Wax Parafinas e Okumura Temakeria.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Stick, Fu Wax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Alma Quilhas, Tábua Havaiana, Vitshop Semes e Fupes.

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo