Picuruta Salazar será o anfitrião do Festival Santos de Longboard que começa nesta quinta-feira

Maior nome da categoria em todos os tempos, Picuruta Salazar será anfitrião do Festival Santos de Longboard, que começa nesta quinta-feira, no Quebra-Mar. Aos 55 anos, ícone brasileiro do surf promete dar trabalho nas ondas à nova geração.

Vista aérea do Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini – Foto: Divulgação

Vista aérea do Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini – Foto: Divulgação

Ele é um ícone do surf e quando se fala em longboard, o maior nome de todos os tempos. O santista Picuruta Salazar é o maior vitorioso da categoria. Só de brasileiros profissionais, foram dez conquistas, além de dois vices mundiais e o título no ISA World Surfing Games, num momento marcante, em 1998, em Portugal.

“O longboard representa as maiores conquistas que tive em toda a minha vida. Foi onde garanti meus maiores resultados, tive a opção de viajar para os melhores lugares do Mundo, em busca de ondas perfeitas, competições maravilhosas, nesses 37 anos de surf”, ressalta o recordista de vitórias nas ondas do surf brasileiro.

Hoje, aos 55 anos, ele não compete oficialmente, mas segue em cima das pranchas e com a realização do Festival Santos de Longboard, será o grande anfitrião, recebendo todos “em casa” na Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini. A competição, com patrocínio da Rumo, reunirá várias gerações dos pranchões, divididos em seis categorias e Picuruta será a “cereja do bolo” dessa grande festa dos pranchões na quinta e sexta-feira (21 e 22).

Picuruta Salazar no Havaí (EUA) – Foto: Sebastian Rojas

Picuruta Salazar no Havaí (EUA) – Foto: Sebastian Rojas

Mesmo com idade para participar numa disputa “menos acirrada”, mais festiva, ele continua sendo destaque na open, que incluirá os profissionais, entre eles, alguns tops do Circuito Mundial e bem mais jovens. Também estarão em ação a júnior, com limite de 20 anos), a feminina, outra categoria que reunirá estrelas do Circuito Mundial, a kahuna (para atletas dos 45 a 49 anos), a gran kahuna (dos 50 aos 59 anos) e a pioneiros (dos 60 anos em diante).

 Feliz em receber todos no pico onde treina e que se confunde com a sua história, Picuruta destaca a satisfação com o evento. “Parece que estamos vendo um filme do passado. Estamos conseguindo resgatar toda aquela magia dos grandes festivais que aconteciam em Santos, com a presença dos melhores. Para nós, é um presente, estou me sentindo gratificado de representar a minha cidade nessa competição, em rever amigos, que não vejo há muito tempo”, diz.

Picuruta Salazar no Havaí (EUA) – Foto: Sebastian Rojas

Picuruta Salazar no Havaí (EUA) – Foto: Sebastian Rojas

“Disputa sempre vai existir, mas penso nesse evento mais pelo lado da confraternização, esperando que seja um grande sucesso, para que possamos voltar a realizar grandes campeonatos e mostrar que Santos não é só o berço do surf no Brasil, mas tem grandes competidores, grandes campeões da história do longboard”, acrescenta o ‘Gato’, apelido que ganhou no esporte, numa alusão a sempre cair em pé, nas manobras..

Apesar de exaltar o lado festivo, a reunião com amigos de velhos tempos, e de estar “aposentado” das disputas, Picuruta não deixa seu lado competitivo. E promete incomodar a nova geração. “Sem dúvida. O longboard não evoluiu tanto assim, de quatro, cinco anos atrás que deixei de competir, ao ponto de ficar ultrapassado. Pelo contrário, o que eles fazem, eu também faço. Lógico que não tenho a mesma idade que essa molecada, mas vou brigar em igualdade”, anuncia.

“Mesmo sendo confraternização, quando entro na água estarei brigando pelas minhas ondas. Vou reviver grandes momentos, viagens, resultados, mas dentro do mar, quando tocar a sirene (que marca o início da disputa), é cada um para si”, provoca. “Vai ser uma competição realmente bacana, uma disputa grande”, complementa Picuruta, confortável em competir. “Na hora, sempre sai algo da cartola, da maga”, fala com seu jeito conhecido de brincar com tudo o surfista patrocinado pela RCH Sports, Fupes e pranchas New Advance.

HORÁRIOS – O evento tem início marcado para quinta-feira, às 8 horas, com a categoria kahuna. Os surfistas da open, incluindo Picuruta, entram no mar, às 9h. Na quinta, as disputas recomeçam às 8h e as finais a partir das 11h. A premiação inclui seis pranchões da New Advance, com shape de Neco Carbone. Na disputa feminina, as finalistas ganharão peças voltadas ao surf da Água Marinha. Destaque também para os produtos da Rubber Sticky. O vencedor da júnior levará um shape de skate Tábua Havaiana e há também quilhas Alma Quilhas e kits da Cinza General Store, Fu Wax Parafinas e Okumura Temakeria para todas as categorias.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Sticky, Fu Wax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Alma Quilhas, Tábua Havaiana, Vitshop Semes e Fupes.

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo