Com o propósito de estimular agricultores a atingirem novos patamares de produtividades da soja na safra 2016/17 e desenvolver um intercâmbio de informações técnicas com o máximo de profissionais ligados ao campo, o time do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), confirmou participação em uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a 23ª Agrishow, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP). Estatísticas das últimas edições do Desafio de Máxima Produtividade da Soja e potencial para as próximas safras serão divulgadas entre os dias 26 de abril e primeiro de maio, no estande da Jacto, durante a feira.
O Comitê, que lançou o Desafio de Máxima Produtividade da Soja no segundo semestre de 2015, trabalha sob a expectativa de encontrar o agricultor capaz de produzir 143 sacas por hectare. Somando todas as regiões brasileiras, quatro mil agricultores compraram a ideia e disputam o prêmio em categorias separadas por área irrigada e não irrigada. Os campeões de cada categoria, Nacional Soja Irrigada e o Grande Campeão Nacional, serão divulgados em junho deste ano.
“Cria-se uma expectativa para saber se atingiremos nosso objetivo e também para avaliar as técnicas empregadas pelo vencedor. Entre os principais quesitos a serem avaliados na sequência estão a efetividade dessas técnicas, em relação à sustentabilidade e custos, mas sempre levando em consideração o aprimoramento de novas tecnologias e a receita gerada na área inscrita do Desafio”, pontua o presidente do CESB, Luiz Nery Ribas.
Na safra 2014/15 o vencedor Alisson Hilgemberger, de Ponta Grossa (PR), inscreveu uma área de 13 hectares no Desafio e concorreu com outras de 2,9 mil áreas. Ele colheu 141,79 sacas de soja em cada hectare e foi premiado com uma visita técnica aos Estados Unidos.
Fonte: Rica Comunicação