Primeiro dia de Rota em Bonito (MS) tem Sérgio Vianna e Clóvis de Barros

Evento tem início nesta terça-feira no Centro de Convenções. Inscrições são gratuitas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A última edição deste ano da Rota do Desenvolvimento começa nesta segunda-feira (26), no Centro de Convenções de Bonito, com 50 atividades voltadas a empreendedores e gestores públicos da região Sudoeste de Mato Grosso do Sul durante três dias de evento; além de atendimento especializado ao público.

O economista e ambientalista Sergio Besserman Vianna abre a programação, às 9 horas, com a palestra “Mudanças Climáticas e Perspectivas para o Desenvolvimento”. Mestre em Economia, Vianna já presidiu o IBGE e ganhou o Prêmio BNDES, instituição financeira onde ingressara no ano seguinte após este reconhecimento. É professor do Departamento de Economia da PUC-Rio e conselheiro da WWF Brasil.

Na sequência, acontece o painel “Diálogos do Desenvolvimento Sustentável: Turismo e Meio Ambiente”. Participam dos debates o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Semade), Jaime Verruck; o secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna; o diretor presidente da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra; além de prefeitos da região, agentes de desenvolvimento, representantes de associações empresariais, sindicatos rurais e ONG´s ambientais, entre outras lideranças.

Às 14 horas, será realizada a abertura oficial da Rota do Desenvolvimento. Também pela tarde, às 16h30, o Painel “Mulher de Negócios: Empreendedorismo Feminino em Pauta” reúne mulheres empreendedoras da região; sejam empresárias ou quem ainda pretende montar o próprio negócio. O evento conta com a presença de Simone Coelho, empresária de Jardim, ganhadora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2010, e Juliane Salvadori, secretária de Turismo de Bonito. Maristela de Oliveira França, diretora técnica do Sebrae/MS, fará a intermediação do bate-papo empreendedor.

Há ainda no período vespertino palestra sobre Ciência e Tecnologia com o presidente da Fundect, Marcelo Turine, que ocorre às 16h30, e o Workshop de Crédito, que ensina a partir das 18 horas sobre como conseguir financiamento com juros menores. A iniciativa conta com a participação dos seguintes bancos: Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Sicredi.

Destaque da noite, o professor Clovis de Barros Filho ministra às 20 horas a Palestra Magna “A vida que vale a pena ser vivida”. Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Universidade de São Paulo), Clóvis de Barros é especialista na temática “Ética”. Suas palestras já reuniram mais de 300 mil pessoas e é reconhecido na internet com entrevistas que juntas superam os 30 milhões de visualizações.

Todas as atividades são gratuitas. Os interessados devem se inscrever pelo site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, ou então no próprio local, com a equipe de credenciamento do evento.

Serviço

A Rota do Desenvolvimento é uma realização do governo do Estado, por meio da Semade e conta com a parceria do Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest, Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a ação: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect e UFMS. Realizaram atendimento especializado: Agenfa; Core/MS – (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do MS); Corpo de Bombeiros Militar; Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do MS); Fundtur Pantanal; Fuphan; Imasul (com Licenciamento e Cadastramento Ambiental Rural); OCB/MS; Prefeitura Municipal de Corumbá; Receita Federal; Sebrae; Secretária de Indústria e Comércio; Senac; Senai; Senar; Sesc; Sesi; Sirecom; Subjuv (Subsecretaria da Juventude); e Vigilância Sanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo