Os desafios enfrentados por uma liderança rural, a definição de propósitos e a importância do diálogo com outras áreas foram alguns dos assuntos pontuados pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, na 1ª Etapa Estadual do programa CNA – Jovem.
O encontrou aconteceu na manhã deste sábado (30), em Campo Grande, com os 28 candidatos indicados pelos sindicatos rurais de vários municípios de Mato Grosso do Sul.
O presidente participou da abertura junto com o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan; com o Superintende do Senar/MS, Rogério Beretta; com o presidente do MNP/MS, Rafael Gratão; e com o produtor Murilo Ricardo, que foi um dos vencedores nacionais do programa, em 2015, ao apresentar o plano de ação ‘Intercâmbio Agrojovem’. Como prêmio, fez visita técnica à China onde instituições de pesquisa, modelos de empreendedorismo e prospecção de negócios. Mato Grosso do Sul foi um dos Estados que mais levou participantes ao CNA Jovem.
Na abertura, o presidente falou a respeito da trajetória no sistema sindical, dos desafios contemporâneos do setor agropecuário e, com especial atenção, conversou com os jovens candidatos a respeito do trabalho desenvolvido em prol da coletividade.
“A proposta individual é necessária nossas vidas, mas não podemos nos esquecer que as iniciativas voltadas à coletividade refletem em benefícios mais eficazes e duradouros”, afirmou ao destacar a amizade, o companheirismo e a lealdade.
Contou aos participantes que sua história no sistema sindical teve início junto com um grupo de amigos que passaram a se reunir para discutir melhorias nas próprias propriedades.
“Após algum tempo, esse mesmo grupo passou a acreditar que poderia contribuir com o município e, assim, alguns começaram a atuar nos sindicatos rurais. Depois, sentimos a necessidade de avançar, de contribuir de forma mais ampla com os produtores rurais do nosso estado e, dessa forma, seguimos. Em todos esses momentos, mesmo com os desafios de cada área, com as mudanças e renúncias que os novos caminhos impõem, apesar das divergências de opinião que é natural de toda amizade e grupo, continuamos unidos, com propósitos coletivos, com propósitos pelo setor. Espero que vocês, além do sucesso e realização pessoal, também construam vínculos e grupos assim como eu”, destacou.
Em seguida, Mauricio Saito apresentou a palestra intitulada “Contextualização da agropecuária e desafios do Agro”, momento em que pontuou os números da agropecuária de Mato Grosso do Sul, as principais produções, as referências do estado em produção e produtividade, a capacidade de geração de empregos do setor rural, exportações e a colaboração da comunidade científica no desenvolvimento, cada vez, mais sustentável do agro.
“Nos dias de hoje, não discutimos mais o tamanho da propriedade, mas a capacidade de produção a partir da adesão às novas tecnologias”, disse.
O presidente também ressaltou os projetos realizados pelo Sistema Famasul, como o Agrinho, programa de responsabilidade social que este ano atenderá 120 mil alunos do 1º ao 9º ano e que está presente em 40 municípios de Mato Grosso do Sul.
Os candidatos esclareceram dúvidas com o presidente e conferiram, ainda, as demais apresentações da programação do CNA Jovem em Mato Grosso do Sul.
CNA Jovem
O CNA Jovem é uma iniciativa do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e em Mato Grosso do Sul é realizado por meio da parceria do Senar/MS e a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS. A proposta é desenvolver lideranças que impulsionem o setor agropecuário no Estado.
O programa é voltado para brasileiros com idade entre 22 e 30 anos e pretende aprimorar habilidades no grupo. Durante a preparação, dividida em quatro momentos, os jovens serão avaliados individualmente e coletivamente, com atividades presenciais e à distância, com a construção de planos e ações viáveis e compatíveis à agropecuária. A partir dos resultados apresentados, os participantes serão avaliados quanto as habilidades de lideranças.
Em Mato Grosso do Sul, participam do programa jovens de Campo Grande e dos municípios de Maracaju, Dourados, Camapuã, Antônio João, Ponta Porã, Laguna Carapã, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Brilhante, Itaporã, Três Lagoas, Ivinhema, Fátima do Sul, Pedro Gomes, Anaurilândia, Brasilândia e Bela Vista.
Este é o primeiro ano que o programa iniciará nos estados e só depois passará para a fase nacional edição do programa CNA Jovem 2016 – Jovens Liderando o Agro. Os três vencedores desta etapa serão classificados para integrar o CNA Jovem, que acontecerá a partir de Julho, em Brasília.