As fortes rajadas de vento que atingiram o Norte de Santa Catarina na noite deste domingo (15/05) deixaram um rastro de destruição em pelo menos três municípios, e causaram a morte de pelo menos quatro pessoas. Os ventos atingiram os 91 km/h.
De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, os municípios mais atingidos são: Ponte Alta do Norte, Porto União e Água Doce. Nas três cidades foram registrados queda de árvores, postes e semáforos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra.
Em Ponte Ata do Norte, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros constataram a morte de três pessoas, em decorrência do desmoronamento de uma casa. Os corpos das vítimas foram resgatados e levados para o Instituto Médico Legal (IML).
O Corpo de Bombeiros constatou que os fortes ventos destruíram completamente oito residências e danificaram outras seis. Uma escola foi atingida, mas por sorte ninguém ficou ferido.
Na mesma cidade, 20 pessoas ficaram feridas, tendo todas sido socorridas pelos bombeiros e encaminhadas para o Hospital de Curitibanos. A maior parte das vítimas já foi liberada.
Já em Porto União, também na Região Norte do Estado, um zelador de uma chácara que fica localizada em Legru morreu ao ser atingindo pelo telhado de um barracão. O corpo da vítima foi resgatado e levado para o IML.
Na mesma região foi constatado a morte de vários animais, entre gado, carneiros, ovelhas, galinhas, entre outros. Muitos produtores rurais estão colocando alguns pequenos animais dentro das casas.
Na cidade de Caxambu do Sul, na Região Oeste do Estado, uma casa foi totalmente destelhada, tendo parte de uma parede desabado. Ninguém, ficou ferido, mas a família teve que ser levada a um abrigo público.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que árvores caíram com a força dos ventos sobre a Rodovia BR-116, que foi parcialmente interditada. Por sorte, nenhum motorista foi atingindo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou agora a pouco que uma frente fria deve atingir o Estado de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (16/05), e que a mesma seve seguir em direção as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil/SC