Cooperativa realiza ações na 3º Semana de Educação financeira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do CONEF- Comitê Nacional de Educação Financeira do Banco Central do Brasil. A ENEF reúne diversos setores em torno da promoção da educação financeira e foi instituída como política de Estado permanente, integrada por ações gratuitas, que visam contribuir para o fortalecimento da cidadania e ajudar a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

O Sicredi é um dos apoiadores desta iniciativa que está em sua 3ª edição e ocorre de 16 a 22 de maio. O Bacen viu no Sicredi potencial para fazer chegar este tema de forma capilarizada em todas as comunidades e regiões que temos envolvimento, sendo assim as cooperativas filiadas ao Sicredi promovem ações para colaboradores e associados durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Por isso, a Sicredi União MS/TO realizou palestras, uma delas no Colégio Geração 2001 em Campo Grande MS, voltado ao público de 10 a 14 anos com o foco no consumismo jovem.

A outra ocorre em Três Lagoas na AEMS com o foco direcionado aos acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração, com o tema: “Como nos endividamos?” e sobre “Quanto vale uma economia sadia no dia a dia das pessoas?”.

Segundo o Encarregado de Recursos Humanos do Colégio Geração 2001, Valdemir Lima Carmélio é muito importante os jovens terem familiaridade com este tema, pois muitos até desconhecem a realidade financeira da própria família. Já para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, este assunto é importante para todas as áreas, pois a saúde financeira influencia todos os segmentos da vida das pessoas.

A educação financeira é muito importante, pois segundo dados da Serasa Experian, o Brasil começou 2016 com 59 milhões de consumidores inadimplentes. É o maior número desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2012. Ao todo, as dívidas não quitadas somam R$ 225 bilhões. Isso demonstra que a saúde financeira de grande parte dos consumidores está fragilizada e muitos deles envolvidos em verdadeiras bolas de neve movidas a altas taxas de juros.

Essa educação permite uma melhor compreensão dos conceitos e produtos financeiros, com base na transferência de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para se administrar o dinheiro de forma consciente, eficaz e bem-sucedida.

Portanto, a Educação Financeira é um processo que contribui para a formação de pessoas mais responsáveis e comprometidas com o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo