O presidente da CNA – Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil, João Martins participou nesta quarta-feira (8) de uma reunião com representantes dos sindicatos rurais na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em Campo Grande. Estiveram reunidas lideranças de 30 municípios, a diretoria da Casa Rural e federações agropecuárias de 14 estados brasileiros.
Na avaliação de Martins, a visita a Mato Grosso do Sul é oportuna para apresentar aos sindicatos e produtores rurais o projeto de fortalecimento do sindicalismo na instituição. “Estamos vivendo um tempo no qual as mudanças ocorrem com muita agilidade e precisamos estar unidos para demonstrar à sociedade qual o nosso papel na construção da economia nacional. Quero aproveitar a oportunidade da visita para reforçar com vocês que temos de estar preparados para participar e opinar sobre as mudanças políticas que vêm acontecendo no país”, argumenta.
Para o anfitrião do encontro, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a pauta da reunião favorece que os sindicatos se aproximem da CNA. “É motivo de muita satisfação contarmos com a representatividade expressiva dos sindicatos rurais. É de extrema importância os senhores estarem conosco discutindo os rumos do movimento sindical com nosso presidente, João Martins”, destaca.
Agenda nacional – Esta é a segunda reunião itinerante realizada, este ano, pela Diretoria Executiva da CNA. O primeiro encontro ocorreu no mês de março, em Belém, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará – FAEPA, reunindo o presidente da CNA, diretores da entidade e os presidentes das Federações da Agricultura da região Norte. Também estão previstas novas reuniões nas demais regiões do Brasil, completando o ciclo de debates e o levantamento de dados que subsidiarão a elaboração de políticas públicas para a agricultura e a pecuária do País.
Participaram da reunião presidentes e representantes dos seguintes sindicatos rurais: Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Jardim, Nioaque, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Brilhante, Três Lagoas e Vicentina.