Mara Caseiro acompanha visita de empresários interessados em levar indústria para Nova Alvorada do Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) acompanhou nesta quarta-feira (8) a visita dos diretores da C. Vale – Cooperativa Agroindustrial à Nova Alvorada do Sul. O grupo de empresários esteve no município a convite do prefeito Juvenal Neto (PSDB) e do Sindicato Rural, para conhecer a área que poderá receber a instalação de mais uma unidade em Mato Grosso do Sul. O processo entra agora na fase de negociação com o proprietário do imóvel. A propriedade fica dentro do perímetro industrial da cidade, estabelecido pelo Plano Diretor do Município. A princípio, a C.Vale pretende arrendar a propriedade por um período de aproximadamente cinco anos.

A C.Vale possui atualmente 141 unidades de negócios em todo o país, sendo mais de 17 mil associados e 7,5 mil funcionários. O vice-presidente, Ademar Luiz Pedron explica que a empresa segue um padrão de negócios sempre que expande para novos territórios. “Primeiro fazemos um contrato de arrendamento para que a empresa tenha um período para sua instalação e organização na região. Após esse prazo, caso haja acordo entre as partes, a C.Vale faz a aquisição do imóvel”, explica o diretor, que ressalta que 99% dos contratos de arrendamento resultaram na compra da área.

Para Mara Caseiro, a instalação da indústria em Nova Alvorada do Sul dará mais condições para ampliar a capacidade produtiva na região. “Quando o prefeito e o Sindicato Rural me convidaram para intervir junto com eles nesta questão, eu logo vi uma excelente oportunidade, principalmente, para os produtores da região, que terão um local de armazenamento mais próximo de suas propriedades. Sem contar que a vinda da indústria vai motivar os nossos produtores a produzirem ainda mais, levando em consideração que o que tem movido a economia do nosso país hoje é o produtor rural: aquele que produz; aquele que garante que haja alimento de qualidade na mesa das nossas famílias. É indiscutível a importância desse empreendimento”, enfatizou a deputada, que no mês passado acompanhou a comitiva de MS até Palotina, no Paraná, para um primeiro contato com o grupo de empresários.

O prefeito fez coro às palavras da deputada e ressalta que a instalação de uma empresa com a credibilidade da C.Vale vai contribuir com o desenvolvimento econômico do município. “Significa mais emprego e renda. Tendo em vista o momento que Nova Alvorada do Sul está vivendo, de expansão da atividade da agricultura, a vinda da indústria vai acelerar o desenvolvimento desse segmento e também fomentar a economia local. A gente sabe que hoje, a balança comercial do país é fixada principalmente pelo agronegócio. Neste contexto é de extrema importância para todos nós que a negociação caminhe para a instalação efetiva da C.Vale”, disse Neto, que fez questão de destacar a atuação da deputada Mara Caseiro neste processo.

“É fundamental o apoio da deputada Mara Caseiro nesta questão, já que todo o processo para atrair até a fase de instalação de indústrias nos municípios tem que seguir a legislação estadual. Havendo parlamentares envolvidos com as demandas dos municípios, como fica evidente a disposição da Mara, cuja atuação é inquestionável, com certeza vai somar muito para que tudo caminhe conforme o esperado. Estamos na expectativa de anunciar em breve a confirmação da C.Vale e ficamos ainda mais animados com a parceria da deputada. O desenvolvimento do nosso município cresce a passos largos e, com isso, as demandas aumentam e se tornam cada vez mais urgentes. Sem esse alinhamento entre os poderes fica muito difícil todo esse processo”, ponderou o chefe do Executivo Municipal.

Sobre a C. Vale – A cooperativa agroindustrial tem hoje atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul. A indústria destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango e suínos, e atua na prestação de serviços. A empresa comercializa insumos, peças, acessórios e revende máquinas agrícolas, assegurando preços mais competitivos aos associados. Também produz semente de soja em Santa Catarina, que é comercializada em todo Brasil.

Além disso, a cooperativa mantém uma rede de supermercados com oito lojas no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No segmento industrial, a C.Vale produz amido modificado de mandioca e rações. Neste mesmo segmento, a cooperativa mantém um complexo avícola com capacidade de abate de 500 mil frangos dia. É o primeiro sistema de integração avícola brasileiro, em escala comercial, a utilizar processos automatizados para o controle de ambiente.

A visita à propriedade em Nova Alvorada do Sul contou com a presença do gerente-geral operacional da C.Vale, Alcemir Chiodelli e do gerente de unidade de MS, Nelson Calça. E, também, da presidente e vice-presidente do Sindicato Rural, Telma Menezes de Araújo e Cesar Lyrio, respectivamente; do presidente da Câmara Municipal, vereador Edir Alves Mesquita; do presidente da Associação Comercial, José Luiz Marques de Almeida; do presidente do Grupo 3M, Serafim Meneguel; além do empresário e ex-prefeito, Janes Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo