Um avião de pequeno porte, tipo monomotor, realizou um pouso forçado na manhã deste sábado (11/06), por volta das 08h05min (horário de MS), na Rodovia BR-163, na Zona Rural de Eldorado, a 435 km de distância de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul. O piloto não ficou ferido e foi preso por não possuir habilitação para pilotar aeronaves.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o piloto fez a aterrissagem de emergência em um milharal, que ficou parcialmente destruído, após a aeronave ter apresentado problemas técnicos (falha mecânica).
O piloto, de 64 anos, não teve a identidade divulgada e não apresentou a documentação da aeronave. Por essa razão, ele foi detido para averiguação. Ele se recusou a prestar depoimento, afirmando que falaria somente em juízo.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros também foram acionados. Os policiais civis e militares acreditam que o piloto estava a serviço do crime organizado, e que a aeronave seria utilizada para o transporte de entorpecente e/ou contrabando.
Segundo Claudinei Gallinari, delegado da Polícia Civil, o piloto será autuado em flagrante por crime do Artigo 261, que caracteriza crime conduzir aeronave sem estar devidamente habilitado, por não possuir plano de voos, e por não possuir documentação do avião.
Ainda de acordo com o delegado Claudinei Gallinari, o caso será repassado para a Polícia Federal, que ficará responsável pela investigação.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS