Apesar das especulações de que tão cedo não se viria um SUV da montadora Citroën, o grupo PSA confirmou nesta semana que irá fabricar um novo SUV em suas instalações na cidade de Rennes, na França.
O projeto em Rennes tomou forma como maneira de manter em atividade a fábrica, bem como a mão de obra utilizada por ela. Sendo assim, dos 60 mil carros produzidos hoje em dia, este valor passará com a fabricação do novo SUV para 100 mil unidades. Para que tudo isso seja possível, porém, o investimento não é pequeno. Estima-se que este se dará em cerca de 100 milhões de euros para deixar as instalações de acordo com as necessidades para a criação do novo veículo.
Com o nome de C84, o novo SUV será construído com base na plataforma EMP2, ou seja, na mesma do Peugeot 5008 e do Citroën E-Mahari. Porém, pouco ainda foi informado sobre este, apenas que pretende ser um “veículo pioneiro”, como confirmado pelos próprios responsáveis do projeto.
Já se espera também um design inovador e muita coisa nova vindo por aí. Conforme alguns especialistas, a versão deste SUV terá forte inspiração no Aircross apresentado em 2015, podendo ser considerado por estes também, semelhante ao Cactus C4 e Peugeot 3008. Entre seus principais rivais no mercado estariam o Renault Kadjar, Nissan Qashgai, Volkswagen Tiguan e Hyundai Tucson, referências no modelo.
Ao que tudo indica, os apaixonados por carros não precisarão esperar muito para ver algo sobre o modelo da Citroën, uma vez que este já deve ser apresentado no próximo ano, em 2017, no Salão de Frankfurt, com preços já estimados em aproximadamente 22.500 euros. A previsão é de que este seja lançado para comercialização, oficialmente, em 2018.
No Brasil, o grupo PSA (Citroën e Peugeot) se instalou no início dos anos 1990. A sede no país é no Rio de Janeiro, o Centro de Produção de Porto Real, e tem como objetivo se tornar referência no mercado brasileiro. Desde sua inauguração em 2001, suas linhas de produção já produziram mais de 1,3 milhões de veículos, para exportação e mercado interno. Os veículos fabricados são: Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e AIRCROSS.