Abrir a própria empresa parece muitas vezes uma tarefa árdua e cara. No entanto, existem ramos de atuação nos quais o empreendedor pode se dar bem gastando muito pouco. Abaixo listamos cinco tipos de negócio que podem ser tocados com ‘pouca grana’ e que, com ajuda das vendas geradas pela internet, são boas pedidas para ‘bombar’ no atual cenário econômico do país.
Quem dá as dicas é Fabio Duran, do Elefante Verde, uma plataforma digital que virou franquia e conecta mais de mil pequenos empresários à internet e a seus clientes no âmbito digital. Duran é especialista em marketing digital e já palestrou em dezenas de eventos do Sebrae. O Elefante Verde também faz parte do seleto grupo de empreendedores do projeto Endeavor Conecta, que seleciona os empresários mais criativos no âmbito corporativo nacional e internacional.
A lista abaixo foi feita com base em uma pesquisa com todos os clientes da plataforma e buscou os ramos que tiveram resultados práticos positivos com a adoção de técnicas de marketing digital. Mais de 90% dos clientes do Elefante Verde são MEIS (Micro-empreendedores individuais) que faturam até R$ 60 mil por ano. Segundo reportagem do Valor Econômico, publicada em maio de 2016, o número de microempreendedores com CNPJ (MEIS) saltou de 3,6 milhões em 2013 para mais de 6 milhões em 2016.
- Venda de bolos caseiros: Criar e vender bolos caseiros se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos. O negócio tomou conta de inúmeras lojas físicas, mas o novo e grande aliado deste segmento é a internet. Os bolos geram imagens bacanas e gostosas para serem colocadas na rede, no site próprio e nas redes sociais. Participar de guias locais que falem mais sobre seu negócio e buscar o contato com seus clientes na própria internet é fundamental para se dar bem neste ramo. O custo para montagem do negócio é realmente baixo, uma vez que você pode entregar os bolos que vendeu pela internet via parceria com empresas de motoboy, por exemplo.
- Produtos e decoração para festas infantis: Os pais continuam querendo presentear seus filhos com festas legais, mas o custo dos buffets assusta. Negócios de locação de infláveis (piscina de bolinha, futebol de sabão e etc) são boas pedidas e o ponto de partida para esta busca é o Google. Contar com um site ilustrativo, com boas fotos e bem objetivo, com custos enxutos podem trazer resultados ótimos.
- Serviços de estética em domicílio: O alto custo dos aluguéis e de mão de obra têm assustado os clientes deste segmento, mas a demanda não tem caído de forma vertiginosa. Profissionais que trabalham com massoterapia, penteados, maquiagem, unhas e outros tipos de negócio ligados à estética tem se dado bem. É mais um tipo de negócio que quando atrelado a um bom site, uma boa estratégia nas redes sociais e boas promoções faz sucesso, sobretudo entre as mulheres. Trabalhar com custo fixo baixo e atender os clientes em domicílio, com visitas marcadas com ajuda da internet é a grande sacada do negócio.
- Comida rápida delivery: O segredo na crise é fugir dos custos fixos. Negócios de comida rápida, sem ponto fixo, que usam a internet como forma de interação e divulgação estão se dando muito bem em momento de crise, sobretudo os que possuem um apelo mais saudável. É possível vender salada em potes de vidro, divulgando via facebook, com fotos apetitosas ou mesmo via Google. Com um site atrativo é possível criar estratégias de cupons para os clientes que querem adquirir ‘combos’ e se alimentar de forma saudável a semana toda.
- Petshop: Os apaixonados por cães adoram divulgar fotos e buscar produtos e serviços pela internet. Tanto na área de produtos, quanto em serviços como tosa e banho é possível usar a rede para divulgar a sua empresa. Os resultados costumam ser ótimos já que o serviço em casa em geral gera uma margem de lucro maior e mais comodidade ao cliente atendido. Para conquistar a clientela é fundamental ter um bom site, que especifique os serviços e até mesmo usar o whatsapp para dialogar e negociar com novos consumidores.